Leica Leitz Phone 1 é versão renomeada do Sharp Aquos R6 com extras
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

A Leica é reconhecida mundialmente pelas câmeras e lentes que desenvolve, e ganhou ainda mais popularidade depois de estabelecer parcerias com grandes fabricantes de smartphones, como a Huawei. Ao que parece, esses acordos despertaram interesse da companhia alemã no segmento, que estreia no mercado de celulares nesta quinta (17) com o Leitz Phone 1.
- Huawei P50 tem design confirmado, mas não deve chegar ao mercado tão cedo
- Sharp Aquos R6: veja fotos feitas com o sensor de câmera gigante de 1 polegada
- Samsung e Olympus podem desenvolver câmeras de novo Galaxy juntas, diz rumor
Leitz Phone 1 é velho conhecido de cara nova
O Leitz Phone 1 é, na verdade, uma versão renomeada do Sharp Aquos R6, fato que a Leica faz questão de reforçar. O principal diferencial entre os dois, conforme apontado pelo material de divulgação, é o envolvimento da companhia alemã no desenvolvimento de cada um: enquanto no Aquos a marca ficou responsável apenas pelo conjunto de câmeras, no Leitz Phone 1 houve envolvimento e supervisão completo da fabricante.
Apesar da conotação negativa que a estratégia de rebranding pode ter, não se trata de um problema neste caso. O Aquos R6 é um celular extremamente robusto, e estreou diversas tecnologias no mercado, como a tela de 240 Hz e brilho de 2.000 nits, o gigantesco sensor de câmera de 1 polegada e o Qualcomm 3D Sonic Max, leitor de digitais ultrassônico com área quase 10 vezes maior que o utilizado no Galaxy S21 Ultra.
O restante do hardware também traz configurações de respeito — o Leitz Phone 1 chega equipado com Snapdragon 888, 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento, conectividade 5G, certificação IP68 de resistência à água e poeira, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6, suporte a expansão de armazenamento com MicroSD de até 1 TB, bateria de 5.000 mAh e Android 11.
Os diferenciais do telefone da Leica para o da Sharp começam no design: há bordas em metal com listras nas laterais, vidro traseiro curvo em preto fosco e um módulo de câmeras arredondado, lembrando mais o que a Huawei adotou no Mate 40. Além disso, o software também sofreu modificações, mantendo o visual de Android puro, mas empregando uma cara mais "monocromática".
Fechando o pacote de diferenças está o app de câmera, completamente redesenhado pela Leica. Um dos destaques é o modo "Leitz Looks", para captura de fotos em preto e branco, uma das marcas registadas de câmeras Leica.
Preço e disponibilidade
O Leica Leitz Phone 1 é um exclusivo do mercado japonês em uma parceria com o Softbank, ao menos por enquanto, e entra em pré-venda nesta sexta (18) com disponibilidade prevista para julho.
O conjunto poderoso e o envolvimento aprofundado da Leica cobram um preço alto — o telefone será vendido por 187.920 ienes, cerca de US$ 1.700, ou algo em torno de R$ 8.580, em conversão direta.
Leica Leitz Phone 1: ficha técnica
- Tela: OLED de 6,6 polegadas, resolução WUXGA+ de 2730 x 1260 pixels, taxa de atualização de 240 Hz, brilho máximo de 2.000 nits
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 888
- Memória RAM: 12 GB
- Armazenamento interno: 256 GB
- Câmera traseira: 20 MP (f/1.9, sensor de 1 polegada, lentes Leica Summicron de 7 elementos) + ToF 3D (Profundidade)
- Câmera frontal: 12,6 MP (f/2.3)
- Dimensões: 162 x 74 x 9,5 mm
- Peso: 207 gramas
- Bateria: 5.000 mAh com carregamento Intelligent Charge 2.0
- Extras: 5G, leitor de digitais sob a tela com possibilidade de leitura de dois dedos simultaneamente, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6, suporte a cartões MicroSD de até 1 TB
- Cores disponíveis: preto
- Sistema operacional: Android 11
Fonte: 9to5Google, GSMArena, Engadget (1, 2)