Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone de 2021 deve vir com tela de 120 Hz com atualização variável

Por| 05 de Outubro de 2020 às 08h44

Link copiado!

Zhiyue Xu/ Unsplash
Zhiyue Xu/ Unsplash

Depois da novela ProMotion Display no iPhone 12 Pro — que tudo indica não estará disponível —, 2021 será enfim o ano em que o recurso estreará nos celulares da Apple. Pelo menos é o que afirma o consultor Ross Young, especializado na cadeia de fornecedores de telas para celulares e outros dispositivos.

ProMotion Display é o nome dado pela Apple para a tela usada no iPad Pro com taxa de atualização de 120 Hz — ou seja, que é capaz de trocar a imagem exibida 120 vezes por segundo, permitindo animações mais suaves.

O recurso foi popularizado em 2020 em diversos celulares, incluindo os modelos da linha Galaxy S20 e vários outros topo de linha lançados neste ano. A corrida dos Hz ganhou um novo capítulo recentemente com o lançamento do smartphone Xiaomi Mi 10T, com tela de 144 Hz.

Continua após a publicidade

A tela com atualização de 120 Hz era esperada para o iPhone 12 Pro, mas boatos indicam que a Apple teve dificuldades em obter os chips necessários para ativar a opção. Outro problema apontado é o maior consumo de bateria desse recurso, uma preocupação válida tendo em vista que a esperada inclusão do modem 5G também deve reduzir a autonomia de uso do componente.

Para 2021, Young acredita que a Apple finalmente incluirá os 120 Hz na linha iPhone, com direito a um modo de atualizações variáveis, semelhante ao que a Xiaomi adotou no Mi 10T e às tecnologias Nvidia G-Sync e AMD FreeSync, que adapta a atualização da tela ao conteúdo em exibição, por exemplo, 24 quadros por segundo em filmes, 30 qps em vídeos online etc.

O analista prevê ainda que os modelos 2021 — chamados por ele de iPhone 13 — contarão ainda com sensor touch embutido na tela, tecnologia que reduz a espessura do componente e batizada pela Samsung de Y-Octa em seus painéis AMOLED. Outra previsão é que os modelos básicos herdarão a atual câmera principal da linha Pro, que por sua vez receberá um sensor com pixels maiores com a promessa mais qualidade de imagem, especialmente em cenas com pouca luz.

Continua após a publicidade

Olhando mais para frente, Young e a consultoria Mizuho Securities esperam um novo iPhone SE apenas para 2022. O aparelho deve manter o sensor de digitais e o painel LCD, mas contará com uma tela de 6,1 polegadas, apostam os especialista.

A linha 2020 do iPhone (12) é esperada para a próxima semana e deve contar com quatro modelos: iPhone 12 mini (5,4 polegadas), iPhone 12 (6,1), 12 Pro (6,1) e 12 Pro Max (6,7). O lançamento e todos os detalhes do novo carro-chefe da Apple você confere aqui no Canaltech.

Fonte: Ross Young