iPhone 12 com tela de 120 Hz corre risco devido a escassez de componentes

iPhone 12 com tela de 120 Hz corre risco devido a escassez de componentes

Por Rubens Eishima | 25 de Agosto de 2020 às 07h40
Reprodução/EverythingApplePro

O uso de telas com taxa de atualização a 120 Hz no iPhone 12 é um boato dado como certo, porém, um detalhe crucial pode se transformar em um gargalo para o uso do componente. Segundo o consultor Ross Young, da empresa DSCC, especializada no setor de telas LCD e OLED, a Apple estaria com dificuldades para obter as controladoras necessárias para incluir o recurso em seus próximos smartphones.

Segundo Young, a Apple não teve problemas para obter painéis OLED de 120 Hz — diversos smartphones Android já oferecem o recurso, por exemplo —, mas os chips responsáveis por controlar a tela estariam escassos, o que pode forçar a Apple a atrasar ainda mais o início das vendas do modelo.

Uma alternativa seria utilizar controladoras para taxas de atualização menores, por exemplo 60 Hz, opção que parece a mais provável de acordo com Young. A opção desperdiçaria uma característica importante (e cara) do componente, mas evitaria um novo adiamento do celular que, diferentemente dos últimos oito anos, não deve ser lançado em setembro.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

iPhone 12

A linha 2020 do iPhone é esperada com quatro diferentes modelos, sendo que dois deles na versão Pro, equipadas com telas OLED que se atualizam a até 120 Hz, assim como no iPad Pro, no qual a novidade foi batizada com o pomposo título de ProMotion Display.

O uso de telas que se atualizam mais vezes por segundo já foi flagrado inclusive nas versões de teste do sistema iOS 14, com uma opção para limitar em 60 Hz a atualização do componente. Atualmente, os iPhones usam telas com atualização máxima justamente a 60 Hz.

Fonte: Ross Young  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.