iPhone 17 Pro terá câmera zoom inédita; saiba como ela será diferente
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

O iPhone 17 Pro deve ser anunciado com uma nova câmera teleobjetiva de 48 MP. A informação foi reforçada pelo perfil @MajinBuOfficial, com mais detalhes sobre o inédito conjunto óptico.
É esperado que essa nova câmera entregue um nível de zoom óptico de 3,5x — ou seja, menor que os 5x da câmera teleobjetiva de 12 MP presente no iPhone 16 Pro.
Contudo, a Apple estaria apostando na maior resolução do novo sensor para atingir a mesma qualidade em 5x, por meio de zoom híbrido. Níveis mais altos também poderão ser disponibilizados, ainda que com perdas de nitidez.
Na prática, a lógica é semelhante ao que já acontece atualmente na câmera principal dos iPhones 16 e 16e, que têm sensores de 48 MP e modo de zoom digital de 2x. Portanto, é possível ter uma foto “recortada” para 12 MP, com qualidade mantida.
Além disso, o perfil também apontou que a nova câmera deve trazer mais praticidade para as fotos, já que a aproximação com lente 5x exigia um afastamento em relação ao elemento fotografado. Com 3,5x, a captura de retratos promete ser mais natural.
De qualquer forma, o iPhone ainda deve manter níveis de zoom mais baixos que o Galaxy S25 Ultra, seu principal rival. O modelo da Samsung tem suporte para zoom óptico de 5x, e até 10x em tecnologias híbridas sem perda de qualidade.
iPhone 17 — o que esperar
Além da nova câmera de 48 MP para conteúdos com zoom, a linha iPhone 17 Pro deve ser marcada pelo suporte para gravação de vídeos em 8K pela primeira vez. Outra novidade deve ser a implementação de sensores de 24 MP para as selfies, em todos os quatro aparelhos da linha.
Para este ano, a principal adição à linha iPhone 17 deve ser a chegada do modelo Air, com construção ultrafina. O dispositivo chegaria em substituição ao iPhone 16 Plus, ainda que traga características bem diferentes.
Praticamente todos os aparelhos da linha iPhone 17 devem ter mudanças drásticas de visual, com um novo módulo de câmeras que se estende na horizontal. A adição de tecnologia de câmaras de vapor poderá ampliar a performance dos dispositivos, e manter as altas taxas de quadros em jogos por mais tempo.
Por enquanto, a Apple ainda não confirmou a data de lançamento da série iPhone 17. Contudo, caso a empresa mantenha seu cronograma tradicional, os dispositivos devem ser anunciados por volta do mês de setembro.
Leia mais no Canaltech:
- Ações da Apple desabam após novas tarifas dos EUA; entenda
- Realme prepara novo celular com bateria gigante e mais de 7.000 mAh; veja
- Novo celular de R$ 1 mil da Samsung "à prova d'água" terá 4 anos de updates