Confira 3 dicas para tirar fotos melhores no celular

Por Lu do Magalu | 10 de Junho de 2021 às 16h00
Unsplash/Lewis Nguyen

Oi, gente! Com o passar dos anos, as câmeras dos celulares foram melhorando bastante, né? Hoje em dia, elas estão bem mais inteligentes e com vários tipos de câmeras diferentes, assim, elas conseguem fazer cada vez mais fotos incríveis. 📸

Mas, sabia que você não precisa ter um celular de última geração com várias câmeras para fazer boas fotos? Você pode aproveitar alguns conhecimentos de fotografia e usar a câmera do seu celular para fazer fotos bem legais. Quer descobrir como? Dá só uma olhadinha nessas dicas. 😉

Veja 3 dicas para tirar fotos melhores no celular

1. Use as linhas em grade para composição

Sabe aquela paisagem linda que a gente vê quando viaja e quer guardar para sempre? As “linhas de grade” são ótimas para fazer fotos dessas paisagens bem bonitas e com um excelente enquadramento. Você pode usar as linhas para deixar os objetos bem retinhos na foto.

Além disso, os fotógrafos profissionais dizem que a imagem ganha mais harmonia se você posicionar os objetos nos cruzamentos das linhas. Esses pontos de cruzamento das linhas são conhecidos como “Pontos focais”. Eles são muito importantes para a composição da imagem.

A maioria das câmeras de celular permitem que você ative a visualização das linhas em grade. Para fazer isso, é só ir em “Configurações de câmera” e ativar a opção "Linhas de Grade".

2. Ajuste o Foco da câmera

Outra coisa que você deve prestar bastante atenção, é ter certeza que a foto está bem focada. É que ajustar o foco garante que sua foto fique mais nítida e com maior qualidade.

Nas câmeras de celular, você pode ajustar o foco tocando na tela até aparecer um pequeno "Circulo focal". Assim, você pode posicionar ele na parte mais importante da sua imagem para tornar ela mais nítida. Ah! Em algumas câmeras, você também pode ajustar os níveis de brilho para melhorar a qualidade da foto.

Nesse ponto, o foco lembra um pouquinho como os olhos funcionam. Sabe quando você olha fixamente para algum objeto e o fundo parece ficar "embaçado" em segundo plano. É exatamente assim que o foco funciona.

Então, ajustar o foco é bem simples. Quando você observar que uma imagem está com pouca nitidez, é só tocar sobre a tela na parte que você deseja focar. Em alguns smartphones, pode ser que você precise tocar algumas vezes para ter certeza que objeto esteja focado, tá?

3. Aproveite ambientes bem iluminados

Um das coisas mais importantes na hora de tirar fotos no celular, é prestar bastante atenção da onde está vindo a luz. Claro, ambientes bem iluminados melhoram muito a qualidade da foto, só que seja luz natural ou artificial, você precisa ver como a luz do ambiente vai influenciar na sua foto.

Isso vale também para selfies, tá? Quando você for tirar uma foto, tome cuidado com a luz direta. É importante pensar assim: quanto mais luz em volta do objeto, mais qualidade de imagem. Só que quanto mais luz direta, fica mais difícil de controlar os níveis da foto. Isso também vale quando usamos luz artificial, como os famosos "Ring Light" (Anéis de luz) que ajudam bastante na hora de fazer lives e vídeos nas redes sociais.

Por fim, vale também explorar outras opções inteligentes das câmeras. Algumas delas tem várias opções como o modo Pro, modo retrato e HDR. Essas opções são bem legais por que elas combinam o processamento do celular com a câmera para melhorar a qualidade das fotos. Vale a pena experimentar!

Prontinho! Essas foram algumas dicas de como tirar fotos melhores no celular. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos. 🥰

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.