iPhone 13 mostra avanços em teste e oferece uma das melhores telas do mundo
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Anunciada no mês passado e prestes a estrear no mercado brasileiro, a família iPhone 13 não traz grandes inovações, mas foca em refinar a elogiada fórmula do Apple iPhone 12, enquanto entrega alta qualidade em quase todos os departamentos. Além de processamento que supera com muita folga os rivais Android, e câmeras com excelente qualidade, os aparelhos também impressionam pela experiência premium do display.
- Galaxy S21 Ultra não é páreo para iPhone 13 Pro Max em teste de bateria
- Possível novo defeito do iPad Mini 6 envolve toque fantasma na tela
Após avaliar o topo de linha iPhone 13 Pro Max, os especialistas do DXOMARK acabam de avaliar o modelo que pode se posicionar como o mais popular da linha, o Apple iPhone 13 padrão. Apesar de não contar com tecnologia ProMotion de alta taxa de atualização, o aparelho surpreende e mostra trazer uma das melhores telas do mercado.
Excelente precisão de cores, mas falta de fluidez
O iPhone 13 é equipado com um painel Super Retina XDR OLED, com 6,1 polegadas, resolução de 2532 x 1170 pixels e suporte a múltiplos protocolos de HDR, incluindo Dolby Vision, HDR10 e HLG. A tela é bastante similar à do irmão mais caro, o iPhone 13 Pro, mas com duas mudanças importantes: a taxa de atualização é de apenas 60 Hz, em vez de 120 Hz, e o brilho típico atinge os 800 nits, contra 1.200 nits do modelo mais robusto.
Os engenheiros destacam que o topo de linha básico da Apple apresenta excelente legibilidade, especialmente em ambientes internos, bem como excelente fidelidade de cores, mesmo quando a tela é observada indiretamente. A reprodução de conteúdo em HDR10 também é muito agradável, apresentando fidelidade de cores, brilho e contraste corretos, e há excelente controle dos artefatos.
Entre os pontos negativos do painel, são destacados a falta de brilho para leitura mais confortável em ambientes com baixa luz, o tom alaranjado imposto na tela quando o filtro de luz azul é ativado e a falta de fluidez durante a rolagem de páginas ao navegar pela internet e durante a reprodução de games.
Comparativo com rivais
Apple iPhone 13: tela quase imbatível
Segundo o DXOMARK, o iPhone 13 apresentou melhorias substanciais em comparação ao iPhone 12, atingindo 93 pontos e assumindo uma das posições de destaque no ranking de telas do site, perdendo apenas para o irmão mais poderoso, o iPhone 13 Pro Max.
A tela do novo aparelho está mais legível, tem maior precisão de cores, reduziu o tom amarelado presente na geração passada e apresenta ótima qualidade durante a reprodução de vídeos em HDR10. Seus únicos defeitos são a falta de brilho e fluidez, que não chegam a ofuscar a qualidade do display. Você confere a análise na íntegra neste link.
Apple iPhone 13: ficha técnica
- Tela: Super Retina XDR OLED de 6,1 polegadas, com resolução de 2532 x 1170 pixels, HDR em Dolby Vision, HDR10 e HLG, taxa de atualização de 60 Hz
- Chipset: Apple A15 Bionic
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
- Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.6, Sensor Shift OIS) + 12 MP (Ultra wide, f/2.4, 120°)
- Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
- Dimensões: 146,7 x 71,5 x 7,7 mm
- Peso: 174 gramas
- Bateria: 3.240 mAh com carregamento rápido de 20 W, recarga sem fio (15 W com MagSafe, 7,5 W no padrão Qi)
- Extras: 5G, Bluetooth 5.0, Face ID, Wi-Fi 6, NFC, áudio estéreo, UWB, certificação IP68, carregamento e acessórios MagSafe
- Cores disponíveis: Rosa, Azul, Meia-Noite (preto), Estelar (branco) e Vermelho (PRODUCT)RED
- Sistema operacional: iOS 15
Fonte: DXOMARK