Publicidade

iPhone 13 Mini mostra ser melhor opção compacta em teste de câmeras

Por| Editado por Wallace Moté | 28 de Setembro de 2021 às 09h10

Link copiado!

Apple
Apple

Seguindo a aposta em um modelo mais compacto, a Apple anunciou junto à família iPhone 13 o novo iPhone 13 mini, com a missão de corrigir os problemas apresentados pelo antecessor. Além de bateria maior, que promete autonomia até 1,5 hora melhor, o modelo traz as novidades vistas nos irmãos maiores, como o entalhe reduzido e as câmeras com sensores maiores e estabilização de imagens avançada Sensor-Shift.

Após avaliar o iPhone 13 Pro, os engenheiros do DXOMARK analisaram a performance do novo aparelho compacto da Apple em câmeras e selfies. Com 130 pontos, o iPhone 13 Mini mostra boa evolução, empatando com o iPhone 12 Pro Max, enquanto entrega a mesma qualidade de câmera frontal presente no restante da linha.

Bom nível de detalhes, mas alcance dinâmico limitado

Continua após a publicidade

O iPhone 13 mini traz duas câmeras traseiras, com sensor principal de 12 MP e estabilização Sensor-Shift, e ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120°. Segundo o DXOMARK, o aparelho tem como pontos positivos a exposição precisa e reproduzível, cores, tons de pele e balanço de branco agradáveis na maioria das condições de luz, além de foco rápido, preciso e reproduzível.

Outros destaques incluem bom nível de detalhes em cenas externas e internas, exposição estável e precisa, amplo alcance dinâmico, balanço de branco preciso e bom equilíbrio de texturas e ruído em vídeos, transições suaves em troca de cenas e foco automático suave e geralmente preciso em gravações.

Como falhas, os especialistas apontam ruídos de luminância, alcance dinâmico limitado em cenas mais desafiadoras, artefatos como lens flare e quantização de cores, baixo nível de detalhes em capturas com zoom de longa distância, ruído, lens flare e ghosting em vídeos, perda de texturas nas gravações e diferença de nitidez entre frames dos vídeos, com resíduo de movimentação em vídeos feitos em movimento.

Continua após a publicidade

Selfies têm mesmas qualidades e defeitos do iPhone 13 Pro

Com câmera frontal de 12 MP, acompanhada dos sensores utilizados para biometria via Face ID, o iPhone 13 Mini entrega as mesmas qualidades e defeitos apresentados pelo iPhone 13 Pro em selfies, ainda que apresente um pouco mais de ruído e mudanças no sistema de foco.

Como pontos positivos, são apontados a exposição precisa de rostos, o alto nível de detalhes, a estimativa precisa de profundidade, o amplo alcance dinâmico e a exposição e o balanço de branco precisos em vídeos.

Continua após a publicidade

Já como pontos negativos, temos ruídos de luminância, aplicação ocasional de tonalidades incorretas no balanço de branco, foco fixo que tira de foco objetos distantes, alto nível de ruído em vídeos, especialmente em baixa luz, resíduos de movimentação em gravações e baixo nível de detalhes em vídeos captados em cenários pouco iluminados.

Exemplos de fotos

Continua após a publicidade

Exemplo de selfie

Exemplo de vídeos

Continua após a publicidade

Apple iPhone 13 Mini: melhor celular compacto para fotografia

Segundo o DXOMARK, o iPhone 13 Mini entra com facilidade no top 10 de melhores câmeras do mercado, e é líder entre os celulares na faixa dos US$ 600. Os resultados são muito semelhantes aos do iPhone 13 Pro, e conseguem até mesmo superar o iPhone 12 Pro Max, fazendo do novo aparelho compacto a opção ideal para quem quer um dispositivo de dimensões reduzidas.

O aparelho também entrega selfies consistentes, com o mesmo desempenho do restante da linha iPhone 13, o que significa capturas de boa qualidade, ainda que com problemas, como ruído e limitações no alcance dinâmico em cenas mais complexas. Você confere a análise de câmeras na íntegra neste link, e a de selfies neste link.

Continua após a publicidade

Apple iPhone 13 Mini: ficha técnica

  • Tela: Super Retina XDR OLED de 5,4 polegadas, com resolução de 2340 x 1080 pixels, HDR em Dolby Vision, HDR10 e HLG, taxa de atualização de 60 Hz
  • Chipset: Apple A15 Bionic
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.6, Sensor Shift OIS) + 12 MP (Ultra wide, f/2.4, 120°)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 131,5 x 64,2 x 7,7 mm
  • Peso: 141 gramas
  • Bateria: 2.438 mAh com carregamento rápido de 20 W, recarga sem fio (15 W com MagSafe, 7,5 W no padrão Qi)
  • Extras: 5G, Bluetooth 5.0, Face ID, Wi-Fi 6, UWB, certificação IP68, NFC, áudio estéreo, carregamento e acessórios MagSafe
  • Cores disponíveis: Rosa, Azul, Meia-Noite (preto), Estelar (branco) e Vermelho (PRODUCT)RED
  • Sistema operacional: iOS 15

Fonte: DXOMARK (1, 2)