Suposto iPhone 12 Pro com tela de 120 Hz aparece em vídeo pela 1ª vez
Por Rubens Eishima |
Os protótipos finais do iPhone 12 já estão em circulação antes do lançamento, alega o conhecido vazador Jon Prosser, e um recurso esperado do modelo foi demonstrado em vídeo. Trata-se do modo de atualização da tela de 120 vezes por segundo, compartilhado por Prosser uma nova postagem em seu canal. O youtuber divulgou ainda o que alega ser imagens da tela de definições do aparelho com algumas opções reveladoras.
- Opção do iOS 14 "confirma" tela 120 Hz do iPhone 12
- iPhone 12 terá bateria simplificada para compensar o custo do 5G, diz analista
As configurações do suposto iPhone 12 Pro incluem outros dois detalhes importantes. O primeiro é um sensor LiDAR, que segundo a descrição da captura de tela auxilia a câmera no foco automático (em foto e vídeo) e no modo noturno. O componente utiliza um raio laser para detectar objetos mesmo em ambientes sem luz e promete melhorar a qualidade de fotos e vídeos.
O segundo detalhe é que, além da taxa de atualização de 120 Hz, a tela do novo iPhone oferece a opção de taxa de atualização adaptativa, que ajusta o envio de novos quadros de acordo com o conteúdo reproduzido no aparelho. O recurso é semelhante às tecnologias G-Sync, da Nvidia, e Freesync, da AMD, que oferecem uma frequência de atualização da tela adaptada aos jogos de forma mais específica.
No caso do iPhone 12 Pro, a tela poderia trabalhar com taxas variando entre 60 e 120 atualizações por segundo, de acordo com a imagem compartilhada por Prosser.
Mais vezes por segundo
De volta aos 120 Hz, Prosser incluiu uma gravação do que seria o novo iPhone alternando entre o novo modo de operação e a opção tradicional de 60 Hz (por volta do quinto minuto no vídeo abaixo). Vale citar que, como a gravação (e o YouTube) não funcionam a 120 Hz, os efeitos da novidade não são perceptíveis no vídeo.
O modo de atualização da tela a 120 Hz oferece mais suavidade em animações e transições de janelas e aplicativos, exibindo o dobro de quadros por segundo que o tradicional modo de 60 Hz. No caso do iPad Pro, a Apple batizou a opção como ProMotion Display para, segundo a empresa, garantir "rolagem de tela mais fluída, melhor resposta a comandos e movimentos mais suaves".
Apenas parte dos aparelhos em teste inclui a opção de atualização a 120 Hz — algo que a própria captura de tela mostra na descrição do recurso. Segundo Prosser, a Apple não desistiu da opção, apesar de um analista de mercado ter afirmado recentemente que a empresa está com dificuldades para obter componentes para garantir a atualização de tela a 120 vezes por segundo.
Face ID melhorado
O responsável por gravar e enviar o vídeo ao youtuber revelou ainda que o reconhecimento facial no novo iPhone — mais conhecido como Face ID — não só é mais rápido para identificar o usuário, como também funciona melhor em ângulos diversos, sem que a pessoa esteja de frente para os sensores e a câmera de selfie.
Falando na câmera de selfie, o notch no aparelho das imagens parece menor, mesmo mantendo o tamanho atual. O motivo, segundo a fonte, está no uso de bordas menores ao redor da tela, aumentando a área útil do componente e passando a impressão de que o recorte da tela encolheu.
Lançamento em etapas?
Apesar das incertezas com relação a um recurso importante do iPhone 12 Pro, alguns boatos indicam que o modelo pode ser lançado após o iPhone 12 básico, que deve chegar às lojas apenas em outubro. Neste caso, o modelo 12 Pro poderia repetir o cronograma da Apple em 2017, que anunciou o iPhone 8 e X em setembro, mas iniciou as vendas do aparelho topo de linha apenas no mês de novembro.
Fonte: Jon Prosser