Publicidade

Índia também deve obrigar Apple a usar USB-C no iPhone

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Agosto de 2022 às 11h46

Link copiado!

Victor Carvalho/Canaltech
Victor Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Apple

Seguindo o exemplo da União Europeia, a Índia deve tornar obrigatório que celulares e tablets adotem um padrão único de porta de carregamento. A decisão deve forçar a Apple a usar o formato USB-C nos iPhones e outros produtos, visto que a marca tem ganhado espaço no mercado indiano.

Conforme a agência de notícias Press Trust of India (PTI), o governo indiano realizará uma reunião com representantes da indústria no dia 17 de agosto. O encontro pode ser o primeiro passo no objetivo de criar um padrão comum de porta de alimentação para os dispositivos móveis vendidos no país.

O Ministério de Assuntos do Consumidor da Índia alega que reduzir o uso de diferentes carregadores é criar maior conveniência para os usuários. Bem como, a padronização visa reduzir o descarte de lixo eletrônico no país.

Continua após a publicidade

“Se as empresas podem atender os pedidos da Europa e dos EUA, por que não podem fazê-lo na Índia? Dispositivos eletrônicos como smartphones e tablets precisam ter um padrão de carregador comum”, disse um representante do ministério indiano à PTI.

Dispositivos europeus com UBS-C a partir de 2024

A proposta do governo indiano é semelhante à medida aprovada pela União Europeia em junho deste ano. A partir de 2024, todas as fabricantes serão obrigadas a lançar celulares e tablets com porta de alimentação USB-C nos países que formam o grupo.

Continua após a publicidade

Na Índia, na Europa e em outras regiões, as principais marcas do mercado – Xiaomi, Oppo, OnePlus, Samsung e Motorola – já adotam portas de alimentação USB-C para os dispositivos. Embora algumas empresas não enviem carregadores na caixa dos aparelhos, ao menos um cabo USB-A para USB-C é disponibilizado para os consumidores.

A Apple é a única fabricante de celulares e tablets que usa o formato Lightning como porta de carregamento para iPhones e iPads. Contudo, após a imposição da União Europeia, rumores indicam que a linha iPhone adotará a porta USB-C a partir de 2024.

Brasil e EUA também podem adotar uma padronização

Continua após a publicidade

A padronização das portas de carregamento dos dispositivos móveis também é estudada por outros países. Em junho deste ano, a Agência Brasileira de Telecomunicações (Anatel) abriu uma consulta pública sobre a obrigatoriedade de entradas USB-C em aparelhos produzidos no mercado nacional.

Conforme o texto, a mudança visa trazer mais conveniência para os usuários e, assim como a Índia, tem o objetivo de reduzir o descarte de lixo eletrônico ao estimular o reuso dos acessórios. A consulta pública no site da agência reguladora será encerrada no próximo dia 28 de agosto.

Nos EUA, legisladores já solicitaram ao Departamento do Consumidor que torne obrigatório o uso do formato USB-C como um único carregador para os dispositivos móveis. Então, as marcas deverão adotar porta de alimentação em celulares, tablets, e-readers e demais aparelhos portáteis até 2024.

Fonte: MySmartPrice