Brasil considera obrigar Apple a usar USB-C no iPhone
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté | •
Após a União Europeia obrigar a Apple a usar entrada USB-C nos iPhones, o Brasil poderá fazer o mesmo no futuro. A Anatel, agência reguladora brasileira, acaba de abrir uma consulta pública em seus portais digitais em relação ao tema.
- iPhone 14 Plus: rumor indica que Apple pode ressuscitar nomenclatura abandonada
- 4 sinais de que você comprou um iPhone falso
Esta consulta utiliza como base a decisão tomada na Europa, assim como algumas movimentações similares feitas por senadores nos Estados Unidos. Com isso, a conveniência dos consumidores é aumentada, enquanto a quantidade de resíduos eletrônicos é reduzida por conta do reaproveitamento de carregadores.
O texto ainda especifica que a obrigatoriedade valeria apenas para dispositivos que precisam ser carregados por meio de cabo. Portanto, a produção de um celular que carrega apenas por bases sem fio (e sem quaisquer portas físicas) também estaria dentro das normas.
A consulta pública também menciona uma maior padronização dos protocolos de carregamento. Embalagens de adaptadores e celulares precisariam indicar claramente a potência de recarga, entre outras informações técnicas.
Diferentemente do que aconteceu na União Europeia, a proposta brasileira somente diz respeito aos smartphones. No exterior, outros produtos precisarão ter interface USB-C, como leitores de e-books, fones de ouvido, alto-falantes portáteis e mais.
Vale lembrar que as diretrizes não são voltadas especificamente à Apple, mas devem afetar a marca de forma mais direta por conta da interface Lightning em seus celulares, fones e outros acessórios. Outros produtos, como iPads e Macbooks, já possuem portas USB-C para recarga da bateria ou transferência de dados.
É possível interagir com a consulta pública até o dia 28 de agosto, por meio da plataforma Participa Anatel.
iPhone futuro poderá ter USB-C
A proposta indica que a obrigatoriedade do uso de USB-C começaria a valer a partir do dia 1º de julho de 2024, ou seja, às vésperas de um suposto iPhone 16. Entretanto, rumores prévios já indicaram que a Apple estaria com planos de adotar este padrão já no iPhone 15 de 2023.
De acordo com informantes renomados, a marca já estaria realizando testes internos com protótipos, mas ainda não há uma previsão confirmada em relação a quando os novos dispositivos com USB-C serão lançados.