Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil considera obrigar Apple a usar USB-C no iPhone

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Junho de 2022 às 08h59

Link copiado!

MacRumors
MacRumors
Tudo sobre Apple

Após a União Europeia obrigar a Apple a usar entrada USB-C nos iPhones, o Brasil poderá fazer o mesmo no futuro. A Anatel, agência reguladora brasileira, acaba de abrir uma consulta pública em seus portais digitais em relação ao tema.

Esta consulta utiliza como base a decisão tomada na Europa, assim como algumas movimentações similares feitas por senadores nos Estados Unidos. Com isso, a conveniência dos consumidores é aumentada, enquanto a quantidade de resíduos eletrônicos é reduzida por conta do reaproveitamento de carregadores.

Continua após a publicidade

O texto ainda especifica que a obrigatoriedade valeria apenas para dispositivos que precisam ser carregados por meio de cabo. Portanto, a produção de um celular que carrega apenas por bases sem fio (e sem quaisquer portas físicas) também estaria dentro das normas.

A consulta pública também menciona uma maior padronização dos protocolos de carregamento. Embalagens de adaptadores e celulares precisariam indicar claramente a potência de recarga, entre outras informações técnicas.

Diferentemente do que aconteceu na União Europeia, a proposta brasileira somente diz respeito aos smartphones. No exterior, outros produtos precisarão ter interface USB-C, como leitores de e-books, fones de ouvido, alto-falantes portáteis e mais.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que as diretrizes não são voltadas especificamente à Apple, mas devem afetar a marca de forma mais direta por conta da interface Lightning em seus celulares, fones e outros acessórios. Outros produtos, como iPads e Macbooks, já possuem portas USB-C para recarga da bateria ou transferência de dados.

É possível interagir com a consulta pública até o dia 28 de agosto, por meio da plataforma Participa Anatel.

iPhone futuro poderá ter USB-C

A proposta indica que a obrigatoriedade do uso de USB-C começaria a valer a partir do dia 1º de julho de 2024, ou seja, às vésperas de um suposto iPhone 16. Entretanto, rumores prévios já indicaram que a Apple estaria com planos de adotar este padrão já no iPhone 15 de 2023.

Continua após a publicidade

De acordo com informantes renomados, a marca já estaria realizando testes internos com protótipos, mas ainda não há uma previsão confirmada em relação a quando os novos dispositivos com USB-C serão lançados.

Fonte: Tecnoblog, via 9to5Mac