Publicidade

Histórico: Huawei fecha trimestre como a maior fabricante de celulares do mundo

Por| 30 de Julho de 2020 às 12h20

Link copiado!

Huawei
Huawei
Tudo sobre Huawei

Pela primeira vez na história, a Huawei foi a empresa com maior volume de remessas de celulares no mundo todo em um trimestre, segundo dados da consultoria Canalys. A fabricante chinesa quebrou nove anos de domínio da Samsung ou da Apple, com 55,8 milhões de aparelhos distribuídos no segundo trimestre deste ano. Apesar do número representar uma queda de 5% na comparação com o mesmo período em 2019, a antiga líder Samsung registrou uma queda de 30%, fechando o ciclo com 53,7 milhões de celulares fabricantes.

Crônica anunciada

Apesar de inédito, o resultado não chega a surpreender, pois a empresa já tinha registrado números superiores à Samsung em abril e maio, conforme dados publicados por outra consultoria, a Counterpoint.

Continua após a publicidade

O resultado foi influenciado fortemente pelo desempenho da marca em seu mercado local, onde registrou um crescimento de 8%. A China corresponde a 70% das remessas da Huawei, que aproveitou bem a reabertura do país em meio à pandemia da COVID-19.

"Se não fosse pela COVID-19, isso não teria acontecido", aposta o analista Ben Stanton. "A Huawei tirou proveito da recuperação econômica chinesa para reanimar sua divisão de smartphones. A Samsung tem uma presença muito pequena na China, com menos de 1% de fatia de mercado, e viu seus mercados-chave, como Brasil, Índia, Estados Unidos e Europa, devastados pelos surtos e restrições subsequentes", completa.

Nem tudo são flores para a empresa, porém, com perspectivas negativas em consequência das restrições impostas pelo governo dos EUA. A proibição ao uso dos aplicativos do Google já afeta a gama de produtos da marca no ocidente, e a restrição de fornecimento de processadores fabricados na TSMC terá impacto até mesmo no mercado chinês.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, o segundo trimestre de 2020 foi histórico para a Huawei.

Fonte: Canalys