Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Honor X9b estreia com "tela antiquedas" e enorme bateria

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Fevereiro de 2024 às 09h01

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Honor)
(Imagem: Reprodução/Honor)

Depois de inúmeros teasers, a Honor lançou nesta quinta-feira (15) o Honor X9b, novo integrante da família de intermediários premium da marca. O aparelho é curioso por ser basicamente uma versão renomeada do Magic 6 Lite apresentado no final do ano passado, mas com ajustes interessantes — o destaque é da presença de uma bateria maior sem que houvesse mudanças no corpo do telefone.

O conjunto de processamento do novo X9b não foge do convencional, trazendo chip Snapdragon 6 Gen 1, acompanhado de 8 GB ou 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. A plataforma é robusta e já foi vista em aparelhos como o Realme 12 Pro, devendo entregar performance satisfatória para o cotidiano, e até para algumas tarefas e jogos mais pesados.

Continua após a publicidade

A primeira área em que o lançamento começa a se destacar é na tela, munida de painel AMOLED de 6,78 polegadas com resolução 1,5K de 2652 x 1200 pixels e taxa de atualização de 120 Hz. O componente também possui pico de brilho de 1.200 nits, durante reprodução de conteúdo em HDR e uso sob o Sol, e promete reduzir o mal estar quando o brilho está baixo em virtude da taxa de escurecimento PWM de 1.920 Hz.

O que mais chama atenção por aqui é a "proteção antiquedas 360°", que reduziria de forma drástica o risco de quebra das placas de vidro. O segredo, de acordo com o site da marca, é a adição de três camadas adicionais no display, responsáveis por absorver o choque dos impactos. É preciso aguardar por testes mais aprofundados, mas as primeiras impressões divulgadas por criadores de conteúdo indicam que a tecnologia funciona de fato.

Nas câmeras, o Honor X9b tenta chamar atenção pelo sensor principal de 108 MP, que trabalha em conjunto com uma lente ultrawide de 5 MP e uma macro de 2 MP. A marca enfatiza que a alta resolução não apenas traria maior definição às fotos, como ainda garantiria um zoom digital "sem perdas", com recorte feito direto na captura, de maneira similar ao que é visto em smartphones mais premium. As selfies ficam a cargo de uma lente frontal de 16 MP.

Até aqui, a ficha técnica do aparelho é idêntica à do Magic 6 Lite, mas há uma mudança de peso na bateria — a célula de energia passa de 5.300 mAh para respeitáveis 5.800 mAh, superando com folga a maioria dos celulares mais caros. O aspecto curioso é que o peso e as dimensões foram mantidos, o que sugere que a Honor deve ter utilizado uma nova tecnologia na bateria.

A gigante não detalha como fez isso, mas é muito provável que envolva a composição de silício e carbono usada no Magic V2, mais recente dobrável da marca, que consegue oferecer 5.000 mAh em um corpo de apenas 4,7 mm de espessura. Se este for mesmo o caso, a companhia deve começar a expandir sua bateria especial para um número maior de linhas, incluindo os modelos mais baratos.

Dito isso, há um porém: o carregador compatível com a recarga rápida de 35 W não está incluso na caixa, devendo ser adquirido separadamente ao menos na Índia, por 699 rupias (~R$ 42). A "boa notícia" é que, durante o período de lançamento, o acessório será enviado aos compradores em um pacote separado.

Continua após a publicidade

No mais, o Honor X9b segue o visto no Magic 6 Lite, trazendo conectividade 5G, Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.1, NFC, leitor de digitais óptico sob a tela, áudio mono e Android 13, rodando sob a interface MagicOS 7.2 — uma atualização para o Android 14 está garantida, com disponibilidade prevista para a segunda metade de 2024.

Preço e disponibilidade

O Honor X9b já está disponível em países selecionados, incluindo Arábia Saudita, Malásia e Índia, trazendo preços que partem de 25.999 rupias — cerca de R$ 1.560 em conversão direta.

No momento, não há informações sobre disponibilidade em outras regiões, mas pode ser uma boa ideia ficar de olho no aparelho, considerando que a novidade pode chegar futuramente ao Brasil caso a estreia da marca por aqui seja confirmada.

Continua após a publicidade

Honor X9b: ficha técnica

  • Tela: AMOLED de 6,78 polegadas, resolução 1,5K de 2652 x 1200 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, pico de briho de 1.200 nits, escurecimento PWM de 1.920 Hz, "proteção 360°" contra impactos
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 6 Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB ou 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB
  • Câmera traseira: 108 MP (Principal, f/1.75) + 5 MP (Ultrawide, f/2.2) + 2 MP (Macro, f/2.4)
  • Câmera frontal: 16 MP (f/2.45)
  • Dimensões: 163,6 x 75,5 x 8 mm
  • Peso: 185 g
  • Bateria: 5.800 mAh com carregamento de 35 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.1, NFC, USB-C, leitor de digitais sob o display, áudio mono
  • Cores disponíveis: Emerald Green (verde), Sunrise Orange (laranja com tecido que imita couro), Midnight Black (preto) e Titanium Silver (prata)
  • Sistema operacional: Android 13, sob a MagicOS 7.2

Fonte: via 91Mobiles