Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

HMD Global suspende entregas de celulares Nokia para a Rússia

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Março de 2022 às 13h40

Link copiado!

Divulgação/Nokia
Divulgação/Nokia
Tudo sobre Nokia

A HMD Global, responsável pelos smartphones com a marca Nokia, juntou-se à extensa lista de empresas que paralisaram a exportação de seus produtos para a Rússia, em resposta aos recentes ataques feitos pelo governo local contra a Ucrânia. Com isso, a disponibilidade de celulares, tablets e outros dispositivos deverá ficar bastante limitada por lá, sem prazo definido para o retorno das atividades.

A Nokia já tinha feito anúncios relacionados a paralisações na semana passada, então era esperado que a HMD Global tomasse decisão similar. Por meio de comunicado oficial, a marca deu mais detalhes em relação às novas diretrizes:

"Condenamos a invasão ilegal da Ucrânia por parte da Rússia, e manifestamos solidariedade com a população local. Nossos pensamentos estão em todas as pessoas afetadas. A HMD Global pausou as exportações para a Rússia e garantirá o cumprimento de todas as sanções e restrições."
Continua após a publicidade

Porém, as compras online pelo site da divisão russa da Nokia parecem não ter sido afetadas até o momento, e todos os dispositivos oferecidos por lá continuam com disponibilidade normal. É possível que as novas medidas tenham efeitos práticos apenas após os estoques atuais serem encerrados e não tiverem reposição direta.

Rússia em isolamento

A fatia de mercado da Nokia na Rússia não é muito grande, e ela não chega a figurar entre as cinco marcas de celular mais populares no país — portanto, a decisão não deverá causar impactos tão significativos como os que serão vistos após medidas semelhantes de Samsung e Apple, por exemplo. Somadas, as duas empresas possuem cerca da metade dos smartphones vendidos por lá.

Continua após a publicidade

Nessa conjuntura, as marcas chinesas poderão ganhar espaço no mercado local: de acordo com dados informados pelo StatCounter, a Xiaomi tem 24,02% das vendas na categoria de celulares, enquanto a Huawei fica com 12,1% e a Realme com 3,1%. O panorama também está aberto para o surgimento de mais celulares com o sistema operacional Aurora OS, uma alternativa ao Android e iOS.

A Rússia fica mais isolada do mercado de tecnologia a cada dia. Além de Apple, Samsung e Nokia (HMD Global), a relação de empresas que anunciaram medidas restritivas também inclui TSMC, Intel, AMD, Dell, Microsoft, entre várias outras. Alguns serviços que também sofreram mudanças limitadoras para usuários locais incluem o Twitter e o Facebook (Meta), além do TikTok, Uber, Snapchat, PayPal, Spotify, e outros.

Fonte: Nokiamob.net