Publicidade

Galaxy S24 Ultra pode manter lente de 10x e apostar em novo zoom de 5x

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Dezembro de 2023 às 15h27

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Samsung)
(Imagem: Reprodução/Samsung)

Contrariando antigos rumores, "fontes da indústria" ouvidas pelo site coreano The Elec indicam que a Samsung deve manter a lente zoom de 10x no Galaxy S24 Ultra, substituindo no fim das contas a câmera de 3x por uma solução mais robusta de 5x. As informações também indicam que a companhia está confiante no número de vendas do celular premium, que representaria sozinho mais de 40% das estimativas de vendas dentro da família.

Os últimos detalhes apontados por informantes a respeito das câmeras do Galaxy S24 Ultra sugeriam que o topo de linha abandonaria a lente telefoto periscópio com zoom óptico de 10x visto nas gerações anteriores, marca registrada da série que a diferenciava de concorrentes. Em seu lugar, um conjunto com zoom mais limitado de 5x seria utilizado, acompanhando a telefoto tradicional com ampliação de 3x.

As informações obtidas pelo The Elec contrariam esses rumores, ao indicar que, na verdade, o próximo celular premium da Samsung manteria a câmera de 10x, substituindo a lente de 3x pela opção de 5x. É difícil dizer qual das informações é a correta, considerando que ambas são de origens geralmente confiáveis, mas a mais recente aparenta ser uma estratégia mais acertada, considerando as tecnologias que a gigante sul-coreana já possui.

Continua após a publicidade

Segundo as fontes, o Galaxy S24 Ultra deve chegar equipado com sensor principal de 200 MP, ultrawide de 12 MP, lente de selfies também de 12 MP, nova telefoto de 50 MP com zoom óptico de 5x e telefoto periscópio de 10 MP com zoom óptico de 10x. Ao substituir a lente de 3x pela de 5x, a empresa poderia proporcionar mais flexibilidade aos usuários, com uma distância focal intermediária maior, e o mais interessante, sem sacrificar o zoom de 3x.

O Galaxy S23 Ultra emprega hoje "algoritmos de IA" para realizar um recorte de melhor qualidade no sensor principal, fornecendo zoom de 2x. Com os avanços aguardados da Galaxy AI, citada constantemente em rumores e reforçada por anúncios como o do Samsung Gauss, o Grande Modelo de Linguagem (LLM) da marca, não seria uma surpresa se o S24 Ultra seguisse uma rota parecida para assumir o lugar da lente de 3x.

Reforça essa possibilidade a suposta ficha técnica das câmeras do novo flagship premium divulgada pelo leaker Ahmed Qwaider, cujo histórico é confiável em sua maior parte. O informante cita as mesmas especificações apontadas pelo The Elec, além de apontar alguns dos recursos que podemos esperar do telefone, começando por um modo retrato com zoom de 5x.

Continua após a publicidade

A magnificação de 5x estaria disponível nas gravações em 8K — a chegada do sensor de 50 MP, de maior resolução, possibilitaria essa função — e teríamos um sistema de estabilização mais efetivo tanto de dia, quanto de noite. Fora isso, um rastreamento inteligente de objetos com IA poderia ser usado em todas as câmeras, incluindo a frontal, algo que foi de fato mostrado recentemente pela Samsung.

Galaxy S24 e S24 Plus terão mesmas câmeras

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com as fontes, os mais básicos Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus devem seguir as gerações anteriores ao trazer o mesmo conjunto de câmeras. Teríamos a lente frontal de 12 MP, junto a um trio de lentes traseiras com sensor principal de 50 MP, ultrawide de 12 MP e telefoto de 10 MP — o zoom não é citado, mas é provável que tenhamos ampliação de 3x, como visto na linha Galaxy S23.

A decisão de manter especificações similares entre os modelos mais simples estaria relacionada com as previsões de vendas: a Samsung estaria projetando vender 13,5 milhões de unidades do Galaxy S24, e 5,8 milhões do Galaxy S24 Plus. Combinados, os aparelhos atingiriam 19,3 milhões, o que representaria apenas 55% do total de 35,2 milhões esperado. O Galaxy S24 Ultra sozinho seria responsável pelos 15,9 milhões (45%) restantes.

Dessa forma, de uma perpectiva financeira, não faria sentido para a companhia investir em três conjuntos diferentes de lentes para cada celular. Mesmo assim, sabemos que o software é um dos pilares de fotografia da gigante, o que compensaria as similaridades. Tudo será melhor esclarecido quando a apresentação ocorrer, possivelmente em 17 de janeiro.

Continua após a publicidade

Equipados com processadores Snapdragon 8 Gen 3 e Exynos 2400, a depender da região, a família Galaxy S24 trará um bom número de refinamentos frente à linha Galaxy S23, mesmo que não represente uma revolução. Um dos maiores destaques deve ser a variedade de recursos alimentados por IA generativa, que faria dos telefones os primeiros "Galaxy AI Phones".

Fonte: The Elec (em coreano)