Publicidade

Samsung anuncia a IA Gauss para criar textos, códigos e imagens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Novembro de 2023 às 09h25

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Samsung

A Samsung enfim entrou na corrida das inteligências artificiais generativas: a empresa sul-coreana anunciou a criação do modelo Gauss, que deve ser aplicado aos dispositivos da fabricante a começar pelo Galaxy S24. A IA é dividida entre Gauss Language, para gerar textos, Gauss Code, para ajudar com códigos, e Gauss Image, para a criar imagens.

IA para tudo

O Gauss Language pode ser considerado o “ChatGPT da Samsung”, pois é capaz de compreender e criar textos. Algumas das ações mencionadas pela empresa incluem a criação de e-mail, resumo de documentos, tradução e o controle de dispositivos inteligentes integrados — neste último caso, pode auxiliar a Bixby e o Smart Things, usados para gerenciar outros aparelhos.

Continua após a publicidade

O Gauss Code vai operar com o assistente de código code.i para facilitar o desenvolvimento de softwares. Com a premissa de simplificar a programação, o modelo apresenta opções para descrever linhas e rodar testes diretamente nos aparelhos em que a IA estiver presente.

Por fim, o Gauss Image é a divisão que segue a linha de outros geradores de imagens, como o DALL-E e o Midjourney. A ferramenta vai permitir uso de estilos diferentes para a criação de conteúdo e ainda introduz uma função para melhorar a qualidade de fotos com baixa resolução.

Nome é homenagem a matemático alemão

Continua após a publicidade

De acordo com o anúncio feito durante o Samsung AI Forum 2023, o nome Gauss é inspirado no matemático Carl Friedrich Gauss, responsável por elaborar a lei da distribuição. A teoria é usada na área de estatística e funciona como um dos pilares para o desenvolvimento de aprendizado de máquina e IA.

“O nome reflete a visão principal da Samsung para os modelos, que é coletar todos os fenômenos e conhecimentos do mundo com o objetivo de melhorar o poder da IA para melhorar a vida dos consumidores”, explica a empresa em comunicado.

A fabricante reforça que os próprios funcionários já usam os modelos para aumentar a produtividade e o Gauss deve ser expandido a uma variedade de apps e produtos no futuro. Além disso, informa que montou uma equipe para monitorar e eliminar problemas de segurança no desenvolvimento das IAs, apesar de não ter entrado em mais detalhes a respeito de possíveis falhas já identificadas neste período de testes internos pré-anuncio.

Gauss deve estrear com o Galaxy S24

Continua após a publicidade

Apesar do anúncio, a Samsung não revelou nenhuma imagem da IA em funcionamento. A apuração do jornal Korea Times revela que o Gauss deve ser incorporado à linha Galaxy S24, com anúncio previsto para janeiro.

Alguns rumores apontam que a empresa poderia disponibilizar os novos recursos de IA no aparelho a partir de uma assinatura paga, mas ainda não há uma confirmação oficial.

Vale lembrar que o Pixel 8, do Google, também foi anunciado com muito foco nos recursos de inteligência artificial generativa, como o novo Google Assistente integrado ao Bard e a criação de papéis de parede por IA. Ao que tudo indica, a Samsung também deve reforçar seu novo flagship com a tecnologia dominante em 2023.