Publicidade

Galaxy S24 Ultra deve trocar zoom óptico de longo alcance por resolução maior

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Outubro de 2023 às 10h59

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Evan Blass)
(Imagem: Reprodução/Evan Blass)
Galaxy S24 Ultra

O smartphone mais poderoso da Samsung para o próximo ano pode não apresentar tantos avanços em câmera como o esperado, adotando lentes zoom de menor aproximação óptica para focar em resolução maior e zoom digital híbrido apoiado por Inteligência Artificial (IA). Agora, mais informações sobre o aguardado Galaxy S24 Ultra dão uma ideia melhor do que a sul-coreana fará para seguir entregando seu já icônico Space Zoom aos usuários.

Uma publicação do informante Revegnus no X (antigo Twitter) revela que o sensor principal de 200 MP e a lente ultrawide com sensor de 12 MP serão mantidos, mas uma mudança realmente acontecerá nas lentes dedicadas para zoom, algo que já vem sendo comentado há algum tempo. Antes, rumores apontavam que o Galaxy S24 Ultra teria uma lente telefoto de 5x com sensor IMX875 de 50 MP e lente periscópio de 10x com sensor IMX754+ de 10 MP, mas isso mudou no mais novo vazamento.

Continua após a publicidade

A revisão, que teria como objetivo reduzir custos de fabricação, trocaria os sensores das lentes telefoto para opções com menor alcance de zoom óptico, deixando o modelo com uma lente de 3x como já acontece no Galaxy S23 Ultra e outra de 5x. A câmera com zoom óptico de 3x ganharia o sensor IMX754+ de 10 MP, enquanto a lente de 5x terá a maior resolução com sensor IMX854 de 50 MP. Com isso, o Galaxy S24 Ultra teria o seguinte conjunto:

  • Lente ultrawide (0.5x): Sony IMX564 de 12 MP
  • Lente principal (1x): Samsung HP2SX de 200 MP
  • Lente telefoto (3x): Sony IMX754+ de 10 MP
  • Lente telefoto (5x): Sony IMX854 de 50 MP

Estratégias para contornar o problema

Continua após a publicidade

Apesar do zoom de menor alcance físico, vemos que a Samsung levará o sensor de maior resolução à lente de 5x para reduzir a percepção de perda de qualidade em zoom digital.

Outra adoção inteligente que a marca deve oferecer será em relação ao software. Recentemente a Samsung apresentou sua tecnologia ISOCELL Zoom Anywhere capaz de utilizar o sensor de 200 MP para capturar vídeos nítidos mesmo com zoom digital, algo possibilitado pelos avanços do Snapdragon 8 Gen 3.

Soluções de inteligência artificial para melhoria de definição de imagem também devem estar presentes para reduzir ruído e aumentar os detalhes das fotografias com zoom da lente telefoto de 5x.

Continua após a publicidade

A linha Galaxy S24 tem lançamento previsto para janeiro e mais informações relacionadas a câmeras, desempenho e funcionalidades devem continuar vazando descontroladamente até a apresentação oficial.