Galaxy S22 Plus vaza em suposto teste com versão simplificada do Exynos 2200

Galaxy S22 Plus vaza em suposto teste com versão simplificada do Exynos 2200

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 01 de Outubro de 2021 às 10h22
Divulgação/Samsung

Diversos vazamentos recentes indicam que a Samsung deve reorganizar sua popular família Galaxy S com a chegada do Galaxy S22. Além de posicionar o topo de linha Galaxy S22 Ultra como um possível substituto para a família Galaxy Note, a gigante sul-coreana deve refinar alguns dos aspectos do Galaxy S22 e do Galaxy S22 Plus, ainda que avance na estratégia de torná-los aparelhos mais simples.

Outro ponto apontado por rumores é o de que veremos diferenças de desempenho entre os dispositivos, possibilidade que acaba de ganhar força com um suposto novo teste vazado do Galaxy S22 Plus. A novidade aparece com uma configuração do Exynos 2200 diferente da vista anteriormente, que pode entregar desempenho significativamente menor.

Galaxy S22 Plus é visto em teste com Exynos 2200 simplificado

O suposto resultado em questão data de 24 de setembro e foi divulgado pelo leaker Anthony, do perfil @TheGalox_, sugerindo que o Galaxy S22 Plus pode contar com uma variante mais simples do Exynos 2200, sem os núcleos de máxima performance, em uma configuração de 4 + 4, em vez do tradicional 1 + 3 + 4 núcleos. O chip contaria com 4 núcleos Cortex-A710 de alto desempenho rodando a 2,5 GHz, e 4 Cortex-A510 de baixo consumo a 1,73 GHz.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Essa configuração é próxima à do primeiro resultado vazado anteriormente, sendo a ausência do núcleo Cortex-X2 de máxima performance a única diferença perceptível. Ainda que reforce os rumores de que teremos um chip menos potente no Galaxy S22 e Galaxy S22 Plus, é necessário encarar esse suposto vazamento com certo nível de ceticismo, por alguns motivos.

Em primeiro lugar, os números de single-core e multi-core não estão presentes. Além disso, mais importante, o resultado não é mais encontrado no banco de dados do Geekbench — apenas o primeiro registro, que mostra o chip completo na configuração 1 + 3 + 4 datado de 12 de setembro, é exibido, o que torna o resultado de The Galox mais suspeito.

Dito isso, não se pode descartar a possibilidade de que a Samsung pudesse estar testando múltiplas configurações do Exynos 2200, especialmente em virtude da nova GPU da AMD. Assim sendo, o ideal é aguardar por novos resultados, e informações divulgadas por leakers mais confiáveis.

Rumores indicam duas versões do novo Exynos para a família Galaxy S22

Segundo o leaker Ice Universe, cujo histórico de vazamento é mais confiável, a família Galaxy S22 deve realmente ter diferentes versões do Exynos 2200, com variações de desempenho. No entanto, as mudanças seriam bem menos drásticas, focadas apenas nas frequências dos núcleos — a CPU do Galaxy S22 Ultra atingiria velocidades mais altas que a encontrada no S22 e S22 Plus.

Na prática, é possível que a diferença de performance não seja tão dramática, e praticamente imperceptível em uso cotidiano. Vale lembrar que a Apple também seguiu práticas semelhantes com o iPhone 13, tornando a distância do desempenho entre os modelos padrão e as versões Pro maior nesta geração — a GPU do iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max traz um núcleo a mais que a dos iPhones 13 e 13 mini.

Fonte: Anthony, WCCFTech

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.