Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dimensity 8000 deve trazer memória RAM mais rápida para celulares intermediários

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Dezembro de 2021 às 12h50

Link copiado!

MediaTek
MediaTek
Tudo sobre MediaTek

Enquanto o Dimensity 9000 será o chipset flagship da MediaTek em 2022, a taiwanesa já prepara a chegada do processador intermediário Dimensity 8000. Anteriormente chamado de Dimensity 7000, novos rumores indicam que o SoC pode ser lançado em breve com suporte a memórias RAM e de armazenamento mais velozes.

Nesta quinta-feira (16), o leaker chinês Digital Chat Station revelou possíveis detalhes sobre o próximo chip da MediaTek em uma publicação na rede social Weibo. O informante também reafirmou algumas informações vazadas anteriormente.

Continua após a publicidade

Entre as novidades, o Dimensity 8000 deve ser compatível com displays Full HD+ com taxas de atualização de até 168 Hz e telas QHD de até 120 Hz. Além disso, o processador pode oferecer suporte à RAM LPDDR5 – memória que consome menos energia e acrescenta mais velocidade – e armazenamento rápido UFS 3.1.

Outras especificações do Dimensity 8000

Reforçando as informações vazadas anteriormente, o leaker cita que o Dimensity 8000 será fabricado com a litografia de 5 nm da TSMC. Algo que pode ser um grande diferencial, considerando que as concorrentes trabalham com chips de 6 ou 7 nm para a faixa intermediária.

O processador octa-core deve atuar com quatro núcleos ARM Cortex-A78 (2,75 GHz) e mais quatro núcleos Cortex-A55 (2 GHz). Na parte gráfica, o chipset pode contar com a GPU intermediária ARM Mali G510 MC6.

Continua após a publicidade

Outro possível ponto positivo do Dimensity 8000 será o suporte para carregamento rápido de 75 W. Surpreendentemente, essa é uma potência que costuma estar disponível apenas em smartphones premium, mas deve se popularizar ainda mais em 2022 nos modelos intermediários.

Se as informações do leaker estiverem corretas, o novo chipset da MediaTek pode ser um rival do Snapdragon 778G Plus da Qualcomm. Além disso, o processador pode ser mais uma plataforma de respeito para dispositivos intermediários.

Estreia em aparelhos da Redmi e Realme

Continua após a publicidade

O Digital Chat Station finalizou a publicação dizendo que o Dimensity 8000 alimentará determinados smartphones da Redmi e da Realme. Entretanto, o informante não mencionou as possíveis linhas e variantes que vão adotar o novo chipset da MediaTek.

Anteriormente, o próprio informante revelou que algumas fabricantes de celulares estariam testando o processador. Um grande indicativo que o anúncio do chip da marca taiwanesa realmente pode acontecer em breve.

Fonte: GizChina