Publicidade

Nova tecnologia da Samsung promete transferir 10 filmes em Full HD em 1 segundo

Por| 31 de Agosto de 2020 às 15h00

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung anunciou o início da fabricação de módulos de memória RAM LPDDR5 com capacidade de 16 Gb (gigabits). A novidade por trás do anúncio está no fato de que os novos chips oferecem um desempenho superior, com taxas de transferência de até 6.400 Megabits por segundo (Mb/s) contra 5.500 da geração anterior.

Outra vantagem importante com relação aos componentes no mercado, é que a nova capacidade permite projetar dispositivos com menos chips de memória. Por exemplo, para oferecer 16 GB (gigabytes) de RAM em um celular são necessários oito chips do novo modelo, contra 12 chips do pacote de 16 GB LPDDR5-5500 anunciado em fevereiro.

Continua após a publicidade

Além disso, a maior densidade de memória oferecida pelo processo de fabricação de terceira geração da marca permite um pacote 30% mais fino que o anterior. Diferente do que acontece nos pentes de memória RAM para computadores, o componente em celulares geralmente é empilhado, em uma técnica conhecida como PoP (package-on-package, ou pacote sobre pacote, em tradução direta), permitindo um melhor aproveitamento do espaço interno do dispositivo.

A Samsung destacou que o componente é voltado para aparelhos topo de linha, com aplicações em 5G e IA. Além disso, a memória será produzida na fábrica da empresa na cidade sul-coreana de Pyeongtaek, a maior do mundo em área construída, ocupando o equivalente a 16 campos de futebol.

Mais rápido

Continua após a publicidade

Como exemplo do desempenho da nova memória, a Samsung citou que o componente em um pacote de 16 GB (16 gigabytes, ou seja, com oito chips) é capaz de transferir dez filmes FullHD, um total de 51,2 GB de dados, em um segundo.

Além do uso em celulares, a empresa anunciou que expandirá o novo padrão de memória para aplicações automotivas.

Já entre os computadores, o novo padrão de memória deve começar a ser usado nos próximos meses em alguns notebooks, mas sem a velocidade da nova memória da Samsung. A nova família de processadores Intel baseados na arquitetura Tiger Lake, com lançamento esperado para esta semana, inclui suporte a memórias LPDDR5-5400.

A Samsung espera que os novos chips de memória RAM cheguem ao mercado a bordo dos novos celulares premium lançados em 2021.

Continua após a publicidade

Fonte: Samsung