Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Comunicação por satélite do iPhone 13 será exclusiva para países específicos

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Setembro de 2021 às 14h26

Link copiado!

 Reprodução/ConceptsiPhone
Reprodução/ConceptsiPhone
Tudo sobre Apple

Há algumas semanas, rumores já indicam que a Apple colocará um chip de comunicação via satélites de baixa órbita (LEO) na nova linha de iPhones. Apesar disso, a tecnologia não permitirá mensagens ou chamadas ilimitadas sem a necessidade de um contrato com operadoras telefônicas, já que será uma função exclusiva para situações de emergência. Agora, informações extras indicam que a novidade não estará disponível para todos os mercados, e terá restrições a alguns países.

A informação veio do analista Mark Gurman, do Bloomberg. Ele também aponta que a comunicação via LEO somente funcionará em áreas sem cobertura telefônica, sem especificar exemplos de quais países ficarão de fora. Além disso, Gurman também aponta que a Apple pretende lançar seus próprios satétiles para fornecer a tecnologia sem depender de outras companhias, mas esses planos são reservados para um futuro mais distante. Na linha iPhone 13, a marca irá implementar um chip Qualcomm X60 customizado para permitir a conexão via satélite.

Continua após a publicidade

Apesar da instalação do novo hardware, não é esperado que a tecnologia esteja disponível já no lançamento — especulado para o dia 14 de setembro. Gurman também aponta que a novidade tem altos custos de produção, e poderia trazer algum tipo de insatisfação por parte das companhias telefônicas. Além disso, a comunicação só funcionaria ao ar livre, e o tempo de conexão com o satélite demoraria cerca de um minuto.

Tecnologia não levará ao fim das operadoras

Quando os primeiros rumores foram divulgados, cresceu a expectativa em torno da possibilidade de comunicação sem a necessidade de um contrato de operadora, e consequentemente sem um cartão SIM. Analistas logo explicaram que a tecnologia será utilizada somente para emergências, como acidentes de carro ou avião, naufrágios ou eventos climáticos graves, como tempestades ou terremotos. Além disso, a marca pode fazer uma espécie de integração com hospitais e outras instituições de saúde, divulgando informações como tipo sanguíneo, histórico médico e alergias, informações vitais em situações de crise.

Continua após a publicidade

Portanto, os usuários dos novos iPhones ainda precisarão das companhias telefônicas para chamadas e mensagens, e, segundo Gurman, a Apple não tem planos de implementar a comunicação via LEO para usos do dia a dia "nem agora, nem no ano que vem ou em um futuro próximo".

Outra fabricante que trará a tecnologia de comunicação via satélite é a Huawei, que pode lançar o Mate 50 com função de SMS via Beidou — uma transmissão por satélite local. Assim como no caso dos iPhones, não é confirmado que ele enviará mensagens ou fará chamadas de forma livre, ou se será exclusiva para situações de emergência. O aparelho deve ser lançado na China no período entre o fim deste ano e o início de 2022.

Fonte: Wccftech