Publicidade

Comunicação por satélite dos novos iPhones deve ser somente para emergências

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Agosto de 2021 às 16h09

Link copiado!

Imagem: Apple Tomorrow
Imagem: Apple Tomorrow

Na última segunda-feira (30), o analista Ming-Chi Kuo divulgou que a linha iPhone 13 poderá trazer um recurso para chamadas telefônicas sem a necessidade de uma rede 4G ou 5G disponível. Porém, informações do Bloomberg indicam que a função será limitada a situações de emergência, como acidentes de avião, naufrágios ou eventos climáticos extremos, como grandes enchentes ou terremotos.

Segundo informado, duas ferramentas de comunicação via satélite podem chegar aos iPhones 13. A primeira função, chamada de Mensagem de Emergência via Satéllite poderá ser integrada ao aplicativo iMessage, como uma terceira via de comunicação entre dispositivos — as duas outras são o SMS e o próprio iMessage — em mensagens caraterizadas pelo fundo cinza, e não verde ou azul.

Já a outra possibilidade, de codinome Stewie dentro da Apple (Stewie Inside Apple) contará com mensagens mais curtas de envio automático, que chegam a um contato pré-selecionado mesmo que o aparelho do destinatário esteja no modo não perturbe. É possível que o serviço também dê suporte a chamadas de voz.

Continua após a publicidade

Além disso, os novos recursos da Apple podem contar com algum tipo de integração junto a hospitais e outros serviços de emergência com informações do aplicativo de Saúde, como histórico médico, tipo sanguíneo, dados de altura e peso, entre outros.

Apesar de os novos iPhones provavelmente já virem com o hardware necessário para a tecnologia — no caso, um modem Qualcomm X60 customizado — é improvável que o serviço já esteja disponível na época de lançamento dos novos aparelhos da Apple. Além disso, como ainda está em fase de desenvolvimento, mudanças podem ser feitas e até mesmo um cancelamento completo do projeto não está fora de questão.

A função também deve apresentar algum tipo de limitação para evitar que os usuários mandem mensagens e alertas de forma excessiva, afinal o recurso não terá o objetivo de eliminar a necessidade de utilização de redes 4G ou 5G por completo, assim como era imaginado quando os primeiros rumores foram divulgados.

Continua após a publicidade

Comunicação acontecerá com satélites de órbita baixa

Segundo informações de Kuo divulgadas ontem, os aparelhos da linha iPhone 13 terão a capacidade de se comunicar com satélites de órbita terrestre baixa (Low Earth Orbit, ou LEO) operados pela Globalstar. A função deve começar a funcionar somente em meados de 2022 para aparelhos da Apple, enquanto outras marcas também buscam suas alternativas para também disponibilizar o recurso em algum momento do ano que vem.

Fonte: GSMArena