Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona a conexão via satélite para celulares

Por| Editado por Bruno Salutes | 01 de Setembro de 2021 às 16h30

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

A conexão via satélite é uma novidade que está se tornando cada vez mais uma realidade para os smartphones. Desde 1957, com o lançamento do primeiro satélite artificial da história — o Sputinik 1 —, novos horizontes se abriram para as conexões em todo o planeta. Hoje em dia, já existe inclusive sinal de internet que funciona via satélite. Assim, mesmo em regiões remotas e bem distante das antenas, é possível estar sempre conectado.

Mas, você pode estar se perguntando: como essa tecnologia funciona para celulares? Afinal, os satélites estão muito distantes. Quais celulares podem aproveitar esse tipo de conexão? Veja nas próximas linhas!

Como funciona a conexão via satélite para celulares

Com o passar dos anos, a conexão via satélite tem se tornado um grande diferencial. Antigamente para receber esse tipo de sinal, esses celulares precisavam de uma grande antena que chegasse em altas frequências. No caso da conexão via satélite, os aparelhos conseguem começar a receber dados entre frequências de 3,5 GHz a 7 GHz.

Por exemplo, um dos primeiros modelos de smartphone via satélite do mundo foi o Thuraya X5 Touch, ele já contava com uma tela touch screen e Android 7.0. Mas, seu grande diferencial é: sua qualidade de conexão. Além de ter duas entradas SIM, ele também podia aproveitar conexões GSM, LTE, Wi-Fi e Bluetooth.

Desse jeito, os smartphones via satélite são uma solução para pessoas que vivem em áreas isoladas ou com pouca cobertura de sinal das operadoras. Ah! E eles também são ótimos para quem faz esportes em regiões distantes como trilhas e montanhismo.

Novos smartphones já possuem conexão via satélite?

Fabricantes de componentes para smartphones como a Qualcomm, por exemplo, têm apostado bastante no desenvolvimento de chips e processadores que oferecem maiores frequências de conexão. Este é o caso do Qualcomm X60 Modem-RF System, que pode alcançar até mesmo múltiplas frequências de sinal, sem a necessidade de grandes antenas.

Incrível, né? Quem sabe essa não será uma novidade de futuros lançamentos dos smartphones!