Publicidade

Qualcomm anuncia modem 5G Snapdragon X60: o que esperar dos novos celulares

Por| 18 de Fevereiro de 2020 às 17h30

Link copiado!

Reprodução/Qualcomm
Reprodução/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm anunciou, nesta terça-feira (18), o novo modem 5G Snapdragon X60, sucessor do Snapdragon X55. A nova geração é construída em 5nm, chegando para lidar ainda melhor com a questão do consumo de energia e reduzir o aquecimento do aparelho, bem como realizar downloads mais rápidos e consistentes. Mas o que isso significa para as próximas gerações de celulares?

Próxima geração de celulares vai fazer downloads mais rápidos

A diferença numérica na velocidade de downloads do Snapdragon X60 em relação ao Snapdragon X55 é de apenas 0,5 Gbps, atingindo picos de 7,5 Gbps (download) e 3,5 Gbps (upload). Entretanto, a nova geração é equipada com as tecnologias sub-6GHz e mmWave, que possuem um alcance menor, mas são confiáveis. Graças a agregação das duas conexões, os downloads serão bem mais rápidos e seguros.


Continua após a publicidade

Segundo a Qualcomm, o Snapdragon X60 possui a primeira solução de agregação de operadora de sub-6GHz FDD-TDD do mundo. Na prática, os dados podem ser recebidos simultaneamente nas bandas de rede FDD e TDD. Além disso, o modem é compatível com todos os tipos de rede, do 2G ao 5G, múltiplas frequências e tipos de bandas.

Os novos smartphones irão consumir menos energia

O Snapdragon X60 é fabricado em 5nm, que, aliado ao novo módulo QTM535 mmWave da Qualcomm, possibilita a construção de um chip menor, mais potente e que consome menos energia. Assim, as fabricantes poderão desenvolver smartphones mais finos, por exemplo.

Quando teremos isso disponível no mercado

Continua após a publicidade

O modem 5G Snapdragon X60 deve estar presente nos principais smartphones premium somente a partir de 2021, talvez junto de um eventual Snapdragon 875. As primeiras unidades, no entanto, serão enviadas aos parceiros até o terceiro trimestre.

Segundo informações da Reuters, tanto a Samsung, quanto a TSMC, duas das fabricantes de semicondutores mais populares do mundo, fabricarão o modem X60 no processo de 5nm. Apesar da descoberta, nenhuma das empresas deram mais informações sobre o contrato.

Fonte: Sam Mobile, Qualcomm, Reuters