Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Celulares Galaxy Z Fold podem não abrir completamente com entrada de sujeira

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Março de 2024 às 14h36

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Algumas pessoas que usam celulares dobráveis da linha Galaxy Z Fold da Samsung estão percebendo que, depois de um certo tempo, os aparelhos param de se abrir completamente — ou seja, quando a tela maior está em uso. E pelo visto o motivo é mais simples do que se imaginava: sujeira. 

Para ver o que estava causando o problema, um usuário identificado como ahmed1smael no Reddit resolveu desmontar sua unidade do Galaxy Z Fold 4, o que acabou revelando uma quantidade considerável de detritos na parte da dobradiça. A sujeira inclui pedaços de fibra, fios e outros materiais que estavam armazenados dentro das dobradiças. 

Continua após a publicidade

A limpeza profunda foi suficiente para fazer o celular retornar ao seu funcionamento como quando foi comprado, em que ele fica completamente reto quando está aberto. Mesmo que não seja um tipo de reparo muito prático, ele serviu para comprovar qual é exatamente o problema. 

Afinal, cerdas protetoras presentes no próprio aparelho estariam se descolando com o tempo, e então ficando presas na dobradiça. Vale lembrar que as cerdas estão presentes em uma camada protetora que se estende ao longo da dobradiça do dispositivo, sendo responsável justamente por ajudar a amenizar o acesso de poeira a componentes mais importantes.

No total, o reparo durou cerca de quatro horas, e com a camada protetora retirada o Galaxy Z Fold 4 ficou ainda mais sujeito à entrada de detritos em geral. 

Ahmed1smael indicou que precisou tomar essa medida mais drástica após ter reparos negados pela Samsung, já que o aparelho teria um arranhado na dobradiça, indicando "mau uso".

Continua após a publicidade

Dobráveis x durabilidade

O Samsung Galaxy Z Fold 4 possui proteção IPX8, assim como o Galaxy Z Fold 5 de geração mais recente. Na prática, isso significa que o celular está protegido contra danos causados pela água, mas não pela entrada de poeira ou outras partículas sólidas. 

Como o Galaxy Z Fold 5 trouxe um mecanismo de dobradiça redesenhado, ainda não há como confirmar se a geração mais recente apresentará os mesmos problemas — porém, relatos de usuários do Galaxy Z Fold 3 apontam que o mesmo acontece com o modelo de 2021 após um período prolongado de uso. O Galaxy Z Fold 6 está a caminho e deve ser anunciado em breve, também com possíveis novidades estruturais.

Continua após a publicidade

Problemas de durabilidade estão entre as maiores preocupações relacionadas a celulares com telas flexíveis, mesmo que muitos avanços já tenham sido feitos nos últimos anos. As primeiras gerações da linha Galaxy Fold foram marcadas por sua baixa longevidade, inclusive com falhas estruturais após poucos dias de uso. 

Contudo, problemas na construção dos celulares dobráveis também são vistos em modelos de outras marcas, como o Pixel Fold que foi destruído em um teste de estresse, e o Razr 40 Ultra que teve sua tela externa estilhaçada facilmente por um youtuber.