Galaxy Z Fold 5 passa por teste de durabilidade e resiste com tranquilidade
Por Gustavo de Lima Inacio • Editado por Wallace Moté | •
O Galaxy Z Fold 5 foi apresentado pela Samsung há poucos dias, sendo considerado uma evolução discreta em comparação ao Galaxy Z Fold 4. Entre os seus destaques, estão os esforços da marca em melhorar sua resistência, como a reformulação da sua dobradiça que agora fecha de forma a estressar menos a tela flexível e a deixar o mínimo de espaço entre os lados da dobra. Agora, Zack Nelson, do canal JerryRigEverything, colocou o telefone em seu teste de resistência, para ver se ele realmente melhorou mesmo.
- Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 batem recorde de vendas na Coreia do Sul
- Galaxy S23 FE tem capa vazada e deve contar com recarga sem fio
O YouTuber colocou o Galaxy Z Fold 5 em seu conhecido e exigente teste de durabilidade, e se surpreendeu com o resultado. O aparelho demonstrou ser bastante robusto, mas continua tendo uma tela interna que pode ser facilmente riscada, devido ao material plástico que a cobre — apresenta riscos leves no nível 2 e mais profundos no nível 3 da Escala de Dureza de Mohs.
Por outro lado, a sua nova dobradiça, que realmente elimina o vão que ficava entre as duas partes da tela interna quando o aparelho é fechado, ainda é forte o suficiente para impedir danos ao aparelho depois de tentar forçar a dobra pelo lado contrário.
A estrutura lateral de alumínio abriga os seus botões na lateral direita, onde está integrado o leitor de impressões digitais. Acima existe uma das antenas dedicadas à rede 5G, junto de diversas outras pequenas faixas para passagem de sinal Bluetooth e Wi-Fi. A tampa traseira de acabamento fosco resiste tranquilamente ao estilete, então o uso diário dificilmente deixará riscos.
Outro teste em que o Galaxy Z Fold 5 surpreende é o de resistência contra areia. O youtuber joga um punhado em cima do corpo do aparelho, e consegue abrir e fechar o celular sem problemas. Isso indica que partículas maiores podem não ser capazes de causar problemas, apesar da Samsung certificar o dobrável com IPX8, que garante resistência apenas contra água.
Os resultados são muito positivos e mostram a maturidade da Samsung na categoria de dobráveis, algo diferente do visto em alguns rivais como Google Pixel Fold e Motorola Razr 40 Ultra, que tiveram danos irreversíveis durante os experimentos de Zack Nelson.
O Galaxy Z Fold 5 já está disponível no Brasil em formato de pré-venda, com preços a partir de R$ 13.799 na opção de 512 GB. As entregas estão previstas para o final do mês de agosto.