Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung garante patentes para celulares com tela enrolável e painel ‘tri-fold’

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Março de 2024 às 15h55

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Canaltech)
(Imagem: Reprodução/Canaltech)
Tudo sobre Samsung

A Samsung foi destaque durante a Mobile World Congress (MWC) 2024 ao apresentar diversas formas de implementação das telas flexíveis em produtos do dia a dia. E como forma de continuar testando os limites da tecnologia, a empresa acaba de garantir duas importantes patentes que podem ser utilizadas em futuros smartphones da marca.

Um dos registros identificados pelo site MySmartPrice detalha o funcionamento de uma tela flexível enrolável capaz de dobrar em dezenas de segmentos e, com ajuda de um mecanismo giratório, ficar escondida dentro de um retângulo.

Continua após a publicidade

A ideia do equipamento é fornecer ao consumidor uma única tela com diversos formatos de uso, permitindo ser totalmente aberta (como na figura 2A) para exibir mais conteúdo.

A patente aprovada pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO) detalha na figura 4B a dobradiça da região interna com módulos mais próximos que aumentariam o intervalo de distância para alinhamento preciso em espiral, como visto na figura 4C.

Uma solução semelhante foi lançada pela LG em larga escala. Sua primeira TV OLED enrolável foi anunciada em 2019 com mecanismo giratório capaz de manter todo o painel escondido em uma caixa retangular disfarçada.

A miniaturização dos componentes se prova um desafio complexo por lidar com tamanhos milimétricos, mas eventualmente podemos ver um dispositivo compacto equivalente.

Continua após a publicidade

Outra patente garantida pela Samsung foi aprovada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) exibindo um smartphone dobrável com três segmentos de tela.

O dispositivo teria funcionamento semelhante ao Galaxy Z Fold, mas uma das metades do produto poderia dobrar ao meio como forma de garantir outros métodos de uso para o usuário.

Embora ambas as patentes detalhem os equipamentos de forma precisa, não sabemos quando ou mesmo se a Samsung planeja o lançamento de produtos com tais soluções.

Continua após a publicidade

Apesar de a Samsung ser a atual líder no segmento de dobráveis e temer a estreia da Apple na categoria, a marca precisa apresentar dispositivos revolucionários para seguir liderando o mercado nos anos seguintes caso não queira ficar para trás.

Fonte: MySmartPrice