ASUS Zenfone 8 empata com Mi 11 e apresenta desempenho sólido em teste de câmera

ASUS Zenfone 8 empata com Mi 11 e apresenta desempenho sólido em teste de câmera

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 01 de Agosto de 2021 às 17h00
Reprodução/GSMArena

Mais recente topo de linha da ASUS, o Zenfone 8 fugiu da fórmula vista nas duas gerações anteriores da linha ao abandonar a câmera motorizada em favor de um design mais sóbrio e compacto. A decisão também afetou o conjunto de câmeras, já que há agora menos espaço, e assim sendo, sensores mais simples precisaram sem implementados.

Para tirar o desempenho das lentes traseiras do Zenfone 8 a limpo, os engenheiros do site especializado DXOMARK realizaram seus tradicionais testes com o modelo, analisando fotografia e gravação de vídeos. Surpreendentemente, o celular taiwanês se sai muito bem em ambos os casos, conseguindo empatar com o Mi 11 e assumir uma posição de destaque entre os topos de linha básicos.

Boas texturas e exposição, mas ruído incomoda

O Zenfone 8 é equipada com duas câmeras traseiras — um sensor principal de 64 MP, e um sensor ultra wide de 12 MP, com campo de visão de 112°. De acordo com o DXOMARK, o telefone se destaca pelo bom equilíbrio entre texturas e ruído, boa exposição em ambientes internos, além de boa exposição ao utilizar zoom, mesmo em cenários muito iluminados. Ainda foram apontados como pontos positivos as boas cores, balanço de branco, detalhes e estabilização de vídeo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

ASUS Zenfone 8 (Imagem: Reprodução/ASUS)

Já como pontos negativos estão instabilidades na exposição na maioria das capturas, foco automático lento em cenas de alto contraste ou baixa luminosidade, imprecisão nas cores em cenas externas, presença de ruído em todas as condições, alcance dinâmico limitado em vídeos, ruído em vídeos em baixa luz, bem como presença de tremidos e aberrações cromáticas em alguns vídeos.

Exemplos de fotos

Segundo o DXOMARK, ainda que a exposição costume ser boa, cenas com alto contraste sofrem com alcance dinâmico limitado (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
As cores em ambientes externos não agradam, especialmente a do céu (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
Também há presença de alguns artefatos de recorte no modo retrato (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
Fotos noturnas apresentam falta de exposição no background e imprecisão de cores (Imagem: Reprodução/DXOMARK)

Exemplos de vídeos

ASUS Zenfone 8: compacto com boas câmeras

Segundo o DXOMARK, com ótima qualidade de imagem no geral, o Zenfone 8 consegue competir com alguns dos melhores celulares da categoria. Além de empatar com o Mi 11, o aparelho da Asus chega muito perto de outros nomes consagrados da fotografia mobile, como o Galaxy S21 Ultra com Exynos e até mesmo o iPhone 12.

O modelo sofre com a falta de uma câmera dedicada para zoom, e com a presença de alguns artefatos, mas se mostra uma das melhores opções da categoria. Você confere a análise na íntegra neste link.

ASUS Zenfone 8: ficha técnica

  • Tela: AMOLED de 5,9 polegadas, com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, brilho de 1.100 nits, HDR10+, Gorilla Glass Victus
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 888
  • Memória RAM: 6 GB, 8 GB, 12 GB ou 16 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 64 MP (Principal, f/1.8) + 12 MP (Ultra wide, f/2.2, 112°)
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.5)
  • Dimensões: 148 x 68,5 x 8,9 mm
  • Peso: 169 gramas
  • Bateria: 4.000 mAh com carregamento rápido de 30 W
  • Extras: 5G, NFC, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6E, IP68, som estéreo, conector P2, rádio FM
  • Cores disponíveis: preto e prata
  • Sistema operacional: Android 11

Fonte: DXOMARK

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.