Apple teria pausado desenvolvimento de telas dobráveis
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Muita gente aguarda pelo lançamento do primeiro celular dobrável da Apple, e essa espera pode ficar um pouco mais longa. De acordo com rumores recentes, a marca teria pausado seu desenvolvimento de dispositivos do tipo por conta de problemas técnicos identificados em seus testes internos com telas dobráveis.
- OPPO e Vivo podem sair do mercado de celulares dobráveis, aponta rumor
- Review Samsung Galaxy Z Flip 5 | O dobrável com tela externa gigante
Detalhes relacionados a estes supostos problemas não foram divulgados até o momento, mas foi dito que as telas não tenham atingido padrões de funcionamento desejados pelos engenheiros da empresa.
Nesse sentido, a Apple é conhecida por ser uma empresa com políticas cautelosas em relação a novas tecnologias, em que novos produtos só são lançados quando é garantido que não acontecerão falhas. Especula-se que seja por isso que a marca esteja “atrasada” no mercado de celulares dobráveis, diante de rivais que já anunciaram seus representantes com telas flexíveis há anos.
Fontes apontam que a Apple teria comprado unidades de celulares dobráveis de diferentes marcas, e o processo de pesquisa e desenvolvimento também envolveria a engenharia reversa dos rivais — ou seja, desmontar os aparelhos e entender em detalhes como suas tecnologias funcionam.
Notícias anteriores já mostraram que a Apple pode apresentar sua tecnologia dobrável pela primeira vez não num iPhone, e sim em um novo modelo de iPad. O modelo escolhido pode ser o iPad Mini, que traria uma tela flexível de tamanho entre 7 e 8 polegadas — mesmo tamanho de celulares dobráveis como Galaxy Z Fold 5 e Magic Vs2.
Também é especulado que a Apple teria o objetivo de fazer com que a sua tela dobrável não mostre nenhum vinco quando aberta, algo que as marcas rivais ainda não atingiram no momento.
A durabilidade deste display também pode ser uma preocupação, já que telas dobráveis costumam ser bem menos resistentes que as rígidas em relação a riscos. Anteriormente, a Apple já chegou a registrar uma patente de display que se conserta “sozinho”, além de ter resistência aprimorada contra quebras.
No entanto, por enquanto tudo fica no campo da especulação. Afinal, a empresa não deu qualquer declaração oficial sequer confirmando que eventualmente lançará um dispositivo dobrável.
Fonte: 91Mobiles