Por que você ainda vai querer ter um smartphone dobrável

Por que você ainda vai querer ter um smartphone dobrável

Por Lu do Magalu | Editado por Bruno Salutes | 01 de Fevereiro de 2022 às 18h50
Reprodução/Samsung

Falar de smartphones dobráveis parece um pouco nostálgico, né? Afinal, esses celulares eram uma febre no final dos anos 90. Nessa época, os celulares de "Flip" eram dobráveis e tinham teclados separados da tela. Por isso, era comum ver alguém abrindo o celular para fazer uma ligação, mandar um SMS ou tirar uma foto, daí na hora de guardar ele no bolso era só dobrar a tela sem precisar de botão de bloqueio.

Mas, sabia que essa é uma tendência que pode estar voltando? Eu te explico direitinho nessa matéria. Dá só uma olhadinha!

Smartphones dobráveis estão em alta

No mercado de smartphones, os celulares conhecidos como “Foldables” (dobráveis) estão conquistando cada vez mais espaço entre os dispositivos “top de linha”. Em 2021, o aparelho da linha Galaxy Z Flip 3 da Samsung se tornou o queridinho do público, representando 60% das vendas na categoria dos celulares flexíveis.

Samsung Galaxy Z Flip 3 é o smartphone dobrável mais vendido em 2021 (Imagem: Reprodução/Samsung)

Outros smartphones, como o Samsung Galaxy Z Fold 3 e Huawei Mate X2, também são referências entre os celulares dobráveis. Mas, parece que a proposta diferente do Galaxy Z Flip 3, está no caminho certo para reconquistar o coração das pessoas. Afinal, ele é um dobrável que tem uma tela menor e um desempenho equivalente ao Galaxy S21 Ultra (topo de linha da Samsung).

Você pode usar seu celular mesmo com ele fechado (Imagem: Canaltech/Ivo)

Mas, você pode estar se perguntando: — “Lu, quais são as vantagens dos celulares dobráveis?”. Olha só! Existem algumas coisas bem legais nos novos aparelhos dobráveis que podem melhorar a sua experiência:

  • Telas inteligentes: os celulares dobráveis tem telas inteligentes que permitem que você veja notificações, tire fotos e responda mensagens sem nem abrir o celular. Dá para fazer tudo isso pela telinha que fica na parte de fora do smartphone, quando ele está fechado. Esse é um atalho bem interessante, né?
  • Alto desempenho: os dobráveis de hoje em dia também são smartphones muito potentes, você pode encontrar modelos com 8 GB de memória RAM, processador Snapdragon 888 da Qualcomm e 128 GB de armazenamento ou mais. Então, isso significa que eles rodam bem a maioria dos jogos e aplicativos, até mesmo os mais pesados para celular;
  • Mais resistência: outro diferencial está na resistência desses smartphones, além das telas flexíveis alguns modelos contam com a certificação IP68 que garante resistência a água e poeira;
  • Conjunto de câmeras: outra coisa bem legal é o conjunto de câmeras desses celulares, você pode aproveitar a parte dobrável para fazer uma selfie, ou gravar um vídeo sem as mãos só de apoiar ele sobre uma superfície;

    Galaxy Z Flip 3 tela dobrável (Imagem: Canaltech/Ivo)

Por enquanto, o alto custo das tecnologias flexíveis é um dos obstáculos que as marcas precisam superar. Mas, novas vantagens não param de aparecer. Ah! E vale lembrar que eles ainda são uma novidade. Então, pode ser que nos próximos anos os preços fiquem um pouco mais “acessíveis”.

Essas são algumas das vantagens dos smartphones dobráveis. Gostou dessa matéria? Compartilhe essa curiosidade com seus amigos!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.