Publicidade

Olhar Indiscreto | Minissérie brasileira promete ser sucesso na Netflix; conheça

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Dezembro de 2022 às 11h00

Link copiado!

Reprodução/Aline Arruda-Netflix
Reprodução/Aline Arruda-Netflix
Tudo sobre Netflix

Olhar Indiscreto é a nova minissérie nacional da Netflix que chega ao catálogo do streaming na virada do ano — à meia noite do dia 1 de janeiro. E o grande atrativo da produção é sua trama de suspense e investigação, recheada de mistério e sensualidade.

Protagonizada por Emanuelle Araujo, Débora Nascimento, Nikolas Antunes e Ângelo Rodrigues, a história acompanha a vida de Miranda (Débora), uma mulher bonita e voyeur que tem como hobby espiar a vida de Cléo (Emanuelle), a vizinha do prédio em frente que é garota de programa.

Amigas de bairro, as duas têm uma relação cordial e amigável. Mas tudo muda quando Cléo precisa viajar com um cliente importante e pede que Miranda cuide de sua cachorra em seu apartamento.

Continua após a publicidade

Com um texto bem escrito e boas reviravoltas, a série abusa do suspense deixando o público com "um gostinho de quero mais". Além disso, também chama a atenção pelas várias cenas de sexo e por abordar temas como vouyerismo e sadomasoquismo.

Essas cenas, no entanto, não desagradam e são feitas com bom gosto. Isso pode ser creditado, em partes, ao fato de a equipe de Olhar Indiscreto ser predominantemente feminina tanto à frente quanto por trás das câmeras.

Continua após a publicidade

A criação e o roteiro ficaram com a argentina Marcela Citterio, já a adaptação foi assinada por Camila Raffanti. A direção geral é de Luciana Oliveira e a direção de episódios de Fabrizia Pinto e Letícia Veiga.

Olhar feminino nas cenas eróticas

Essa visão feminina foi fundamental para dar às cenas de sexo de Olhar Indiscreto um olhar mais natural e menos erotizado, sem expor demais os envolvidos. A produção também contou com o auxílio de Barbara Harrington, uma coordenadora de intimidade que ensinou à equipe a fazer cenas íntimas sem assédio.

Continua após a publicidade

É importante frisar que o trabalho de Barbara beneficia tanto mulheres quanto homens e foca não só no ato em si, mas também na escolha dos figurinos, na segurança dos envolvidos (como no caso das cenas de BDSM) e no estado emocional dos atores. Em Olhar Indiscreto, por exemplo, uma das preocupações da coordenadora era justamente as cenas em que as atrizes ficam amarradas às cordas.

Sobre tais encenações e o desconforto de protagonizá-las, o ator Ângelo Rodrigues que vive o personagem Heitor contou, com exclusividade ao Canaltech, que foi a primeira vez que se viu em um set só com mulheres, e que essa foi a principal barreira que teve que ultrapassar para se sentir confortável:

"Foi a primeira vez que estive num set apenas com mulheres trabalhando. Como falamos de cenas com alguma nudez, foi uma novidade total poder fazê-las na frente de uma assistência exclusivamente feminina. Ultrapassar esse fato foi a minha maior dificuldade, mas contamos com o apoio da nossa coordenadora de intimidade, Barbara Harrington, para que todo o elenco envolvido se sentisse confortável e à vontade para entregar o que nossos personagens precisavam para a cena. Sinto que agora tenho mais empatia pelo trabalho das atrizes, porque o que é comum acontecer é o oposto. Geralmente, as atrizes ficam parcialmente nuas na frente de um mar de homens. Agora, pela primeira vez, pude sentir o que elas sentem."
Continua após a publicidade

Já Nikolas Antunes, que vive o mocinho Fernando, contou à reportagem do Canaltech que o maior desafio em fazer cenas eróticas é torná-las verdadeiras:

“Sem dúvidas o maior desafio é fazer algo realista, com sentimentos e impulsos verdadeiros, mas respeitando as particularidades e limites da parceira de cena. Parece simples, mas não é. Em momento algum eu tive esse receio, desde a primeira leitura ficou muito claro que Olhar Indiscreto trata da história de pessoas jovens que têm vida sexual agitada, mas isso é apenas um detalhe dentro da trama.”

Projeção internacional

Não é de hoje que a Netflix vem investido em produções brasileiras. Séries como 3%, Boca a Boca e Bom Dia, Verônica têm feito sucesso no Brasil e no exterior. A aclamada Coisa Mais Linda, por exemplo, lançada em 2019, foi eleita pela Variety como uma das melhores produções para se assistir na plataforma. Desse modo, não é irreal pensar que Olhar Indiscreto possa atingir esse patamar após seu lançamento.

Continua após a publicidade

Quando questionados sobre como imaginam que o público a receberá, Nikolas e Ângelo se mostram otimistas:

"A série está muito bonita, bem feita, tem um bom roteiro e conta com um olhar totalmente feminino. Eu acho que são ingredientes que vão fazer a diferença numa comunicação direta com o nosso público e espero que o mercado internacional venha junto" garante Nikolas.

Ângelo também espera que a produção seja vista por muitas pessoas, e garante que este é o momento ideal para lançá-la:

Continua após a publicidade
"Minha ambição é modesta. Quero que todos os habitantes deste planeta vejam Olhar Indiscreto e no final me deem o feedback. Acredito que o público ficará agradavelmente surpreendido. A série levanta reflexões sobre a libertação sexual feminina, seja por meio da Cléo, que é livre e bem resolvida com a sua sexualidade, seja pela Miranda, que vai aprendendo sobre o seu desejo sexual ao longo dos episódios. Como vivemos na era da emancipação feminina, não há melhor timing que este para falarmos sobre tais assuntos. E para os fãs de thriller e mistério, estou certo de que não ficarão desiludidos."

Mistério e suspense marcam a narrativa

Por falar em thriller e mistério, os atores de Olhar Indiscreto contaram ao Canaltech como foi atuar no gênero. Enquanto Nikolas já havia tido a oportunidade de desenvolver trabalhos de suspense, para Ângelo foi novidade:

"Foi a primeira vez que fiz uma produção do gênero. O que achei mais interessante na narrativa foi a forma como a complexidade dos personagens é apresentada. Em cada episódio, pormenores vão sendo revelados de forma muito sutil. Os personagens são todos perigosamente misteriosos e isso captou a minha atenção. Saber que todos são suspeitos de praticarem crimes também aguçou o meu apetite."
Continua após a publicidade

Apesar da experiência, Nikolas garantiu que Olhar Indiscreto tem muitas particularidades que a tornam especial:

"Já trabalhei em outros thrillers psicológicos, mas cada trabalho é único e Olhar Indiscreto tem muitas particularidades, é muito especial. A simplicidade da comunicação direta e realista, a complexidade da trama com passagens de tempo pra frente e para trás, as reviravoltas e nuances de uma abordagem que não é puramente do bem ou somente ruim"

Essa complexidade dos personagens citada por Nikolas foi responsável por deixar a história da série da Netflix ainda mais interessante, uma vez que o público não consegue discernir ao certo quem é o vilão e quem é o mocinho da história. Todos têm algum grau de vulnerabilidade e de maldade em si.

Continua após a publicidade

E é claro que construir tais personagens nem sempre é tarefa fácil. Mas, para essa missão, o elenco contou com a ajuda de uma equipe de preparação:

"Fizemos uma preparação muito afetuosa com a Marina Elias e sou muito grato por isso. O Fernando é um sujeito bastante complexo, um homem doce que passou por muitas coisas na vida, manter essa doçura em primeiro plano foi, sem dúvidas, o grande desafio porque durante as leituras me vinha o oposto."

Para Ângelo a principal dificuldade foi criar empatia com o seu personagem e tentar, de algum modo, legitimar suas ações:

"O maior desafio foi sentir as dores do personagem como se fossem as minhas.O melhor exercício de empatia não é apenas nos imaginarmos no lugar da outra pessoa, mas viver essa realidade a partir do outro. Nesse sentido, mergulhar no universo do personagem e entender suas cicatrizes foi extenuante. O Heitor tem um lado obscuro, com mazelas e amarguras a que ninguém tem acesso. Conseguir chegar ao íntimo do Heitor e legitimar as suas ações foi a maior batalha."
Continua após a publicidade

Quem está no elenco de Olhar Indiscreto?

Ainda falando em personagens, para contar essa história além de Ângelo e Nikolas citados nesta reportagem, e das protagonistas Emanuelle Araujo e Débora Nascimento, a produção contou com Tânia Alves e Débora Duarte —que entrega uma atuação primorosa ao interpretar a avó de Miranda, cuja demência não a deixa lembrar de fatos importantes de sua vida.

Quando e onde assistir à Olhar Indiscreto?

Continua após a publicidade

Se você ficou curioso com a trama e quer dar uma chance para a série, temos uma boa notícia: você poderá assistir Olhar Indiscreto na Netflix a partir do dia 1 de janeiro.