Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Família Addams | Por que Wandinha se chama Wednesday no original em inglês?

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Agosto de 2022 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/ Paramount Pictures
Reprodução/ Paramount Pictures

Mesmo quem não é fã da Família Addams certamente já ouviu falar na Wandinha, a adolescente da família que é aficionada com coisas macabras e com torturar o seu irmão. Na versão original da obra, a garota é chamada de Wednesday, o que em tradução literal seria Quarta-Feira. Mas aqui no Brasil a garota ganhou outro nome.

Isso aconteceu porque quando a obra chegou ao nosso país tanto o texto quanto o nome dos personagens foram traduzidos e, por vezes, modificados. Desse modo, Thing virou Mãozinha e Uncle Fester tornou-se Tio "Chico" Fester, por exemplo.

Continua após a publicidade

Por que Wandinha Addams se chama Wednesday?

Talvez você tenha achado estranho—até mesmo para os padrões da Família Addams— batizar uma filha com o nome de um dia da semana, mas isso aconteceu devido a um poema chamado Monday’s Child, publicado em 1838.

Continua após a publicidade

Esse poema cita todos os dias da semana e fala como cada criança será de acordo com a data em que nascer. Assim, o verso dedicado à quarta-feira diz: “Wednesday's child is full of woe”, o que em tradução literal seria como dizer “A criança de quarta-feira está cheia de aflição”.

Desse modo, tal previsão macabra foi usada como base para batizar a filha mais velha do casal Mortícia e Gomez.

Wandinha sempre se chamou assim?

Na verdade, não. Os personagens da Família Addams surgiram pela primeira vez na década de 1930, em histórias em quadrinhos, pelas mãos de Charles Addams. Nessa época, eles foram publicados na New Yorker e não tinham personalidade, caracterização e nomes definidos.

Continua após a publicidade

Também é importante ressaltar que cada personagem tinha sua própria história e apareciam muitas vezes sozinhos, não tendo laços de sangue. A primeira vez que Wandinha surgiu ao lado de Mortícia e Feioso, como uma família, foi em 26 de agosto de 1944.

As várias versões de Wandinha Addams

Com o sucesso da tirinha, a obra de Charles ganhou diversas adaptações para as telas. A primeira foi uma série de TV, lançada em 1964. Foi a partir dessa obra que o autor definiu os nomes e as características de cada personagem, e é ela que traz uma versão de Wandinha mais fiel aos quadrinhos.

Continua após a publicidade

Já nos filmes de 1991 e 1993, a garota apareceu mais aterrorizante e com menos explosões de humor.

Apesar de todas essas mudanças e de ter ganhado vida por meio de várias atrizes diferentes, uma característica que sofreu poucas alterações foi o visual da garota. Sempre com uma aparência muito pálida, fria e gótica, Wandinha abusa de preto nos seus figurinos e ficou conhecida por ostentar um vestido de botões—preto, é claro—com uma gola bem marcada, além dos cabelos divididos em duas tranças.

Wandinha de Tim Burton

Continua após a publicidade

Além das diversas versões da Família Addams, Wandinha ganhou em 2013 uma série chamada Adult Wednesday Addams dirigida por Melissa Hunter, e ganhará sua versão pelas mãos de Tim Burton e da Netflix.

Estrelada por Jenna Ortega (X- A Marca da Morte), a produção mostrará a garota um pouco mais velha e mais madura, ingressando na nova escola e tendo que lidar com problemas de relacionamento com a mãe.

Wednesday, como será chamada, deve chegar à Netflix ainda em 2022.