O Problema dos 3 Corpos | O que esperar da série da Netflix?
Por Paulinha Alves • Editado por Durval Ramos |
O Problema dos 3 Corpos, série de ficção-científica que vem sendo divulgada pela Netflix desde o ano passado, desembarca no próximo dia 21 no catálogo do serviço. Baseada em um livro de Liu Cixin, vencedor do prêmio Hugo, o título promete trazer uma trama densa e emocionante, que trata de eventos catastróficos que podem comprometer toda a humanidade — e tudo isso envolto em um enorme mistério rodeado de muitos conceitos de Física.
- 7 séries imperdíveis para ver na Netflix em março de 2024
- 10 séries incríveis de ficção científica para assistir na Netflix
Sucesso estrondoso na China, o livro é apenas o primeiro de uma trilogia que, aos poucos, também ganhou fama em todo o mundo, tanto por sua complexidade de assuntos, quanto por conseguir condensar todas essas bases científicas em uma história intrincada e envolvente.
Seguido por A Floresta Sombria e O Fim da Morte, a obra ganhou ainda mais notoriedade após ser elogiada por nomes como Barack Obama, Mark Zuckerberg e George RR Martin. O escritor de Game of Thrones, inclusive, chegou a falar sobre o livro em seu blog, dizendo que o título era “uma mistura única de especulação científica e filosófica, política e história, teoria da conspiração e cosmologia”.
Uma trama grandiosa
A nova produção da Netflix tem início em 1966, em Pequim, durante a Revolução Cultural Chinesa, quando a astrofísica Ye Wenjie presencia o assassinato de seu brilhante pai por agentes do governo comunista. Desolada pela situação, a jovem tenta continuar sua vida apesar de tudo e, algum tempo depois, é recrutada pelos militares do país, sendo enviada para trabalhar em uma base secreta no interior da China.
No local, ela toma uma decisão que tem impacto por todo o espaço e que, mais de quarenta anos depois, faz com que um grupo de cientistas precise se juntar a um dedicado detetive para deter a maior ameaça já vista pela humanidade.
Segundo a Netflix, a produção promete apresentar uma “história épica”, que se expande para muito além da China e que, quem já leu os livros sabe, trata de um tema que nunca perde seu mistério e interesse: a existência de civilizações extraterrestres.
Série será diferente do livro
No teaser e trailer divulgados pelo serviço de streaming, é possível ter um gostinho do que vem por aí e da grandiosidade da produção, que começa, inclusive, por seus nomes de bastidores.
Criada pelo roteirista Alexander Woo e pelos criadores de Game of Thrones, David Benioff e D e B. Weiss, a série já chega com expectativas apenas por essa assinatura, já que desde a produção da HBO (e o fim bastante criticado de GoT) os autores dividem opiniões entre o público. A nova série da Netflix, portanto, pode ser a redenção da dupla de produtores ou a prova de que o problema realmente eram eles.
Segundo o streaming, os autores ganharem passe livre do escritor Cixin Liu para fazer adaptações na história, incluindo mudanças cronológicas, de cenários e personagens. Essas alterações foram necessárias devido ao formato diferente do projeto, mas também porque a Netflix queria atingir um público mais diverso, fazendo com que a própria história fosse mais global do que na obra original.
Apesar disso, a empresa garante que a série irá manter os melhores elementos do romance, o que com certeza é um alívio para os fãs da série literária, que há tempos aguardam pela adaptação.
Produção tem elenco grandioso
O elenco de O Problema dos 3 Corpos conta com alguns nomes já conhecidos do público, como é o caso de Benedict Wong (Doutor Estranho), que faz Da Shi, um investigador meio grosseiro, e Liam Cunningham no papel de Thomas Wade (Assalto ao Banco da Espanha), um carismático líder de uma operação de inteligência de elite.
Alguns dos principais personagens da trama, no entanto, fazem parte do chamado “Oxford Five”, um grupo de cinco ex-colegas da Universidade de Oxford que se reúnem para investigar com Da Shi o suicídio de uma série de cientistas.
O inteligente quinteto é formado por Jess Hong (Inked), que faz Jin, um brilhante físico teórico; Jovan Adepo (Babilônia), que dá vida a Saul, um assistente de pesquisa bem menos esforçado do que os colegas; Alex Sharp (As Trapaceiras), na pele de Will, um professor de Física do Ensino Médio; Eiza González (Em Ritmo de Fuga) como Auggie, profissional pioneira na nanotecnologia; e John Bradley (Game of Thrones) como Jack, que apesar de sua formação, enveredou por um caminho bem diferente dos colegas.
O Problema dos 3 Corpos chega dia 21 de março na Netflix. Na data, todos os oito episódios de sua primeira temporada estarão disponíveis.