Publicidade
Sharp

Sharp

Fundação

15 de setembro de 1912 em Tóquio, Japão

A Sharp Corporation foi fundada por Tokuji Hayakawa, no Japão, em setembro de 1912. A empresa nasceu como uma oficina metalúrgica que se transformou em uma das grandes marcas de produtos eletrônicos do mundo.

O primeiro produto criado por Hayakawa, pela qual recebeu sua primeira patente, foi a fivela de cinto Tokubijo. Ela se diferenciava das outras na época por permitir o ajuste livre, sem depender de furos.

No entanto, o produto que mudou a trajetória da empresa seria a lapiseira  Ever-Ready Sharp Pencil, lançada em 1915. O nome indica faz uma comparação com os lápis convencionais, com a diferença de estar sempre afiado e pronto para o uso, sem precisar ser apontada recorrentemente. 

Apenas no ano de 1924 foi estabelecida a Hayakawa Metal Works e, logo no ano seguinte, começaria a produzir rádios. A empresa é creditada com o primeiro rádio de galena do Japão.

Em 1956, a Hayakawa separou uma de suas divisões para dar origem a um novo negócio, chamado de Sharp, com base na lapiseira que se tornou o primeiro sucesso internacional do grupo.

Apesar de ter ficado conhecida, principalmente, pela produção de rádios e televisores, fazem parte do portfólio da Sharp celulares, notebooks, aparelhos de DVD, impressoras, calculadoras, máquinas de lavar, fornos microondas, entre outros.

A Sharp chegou ao Brasil oficialmente em 1972, quando o Grupo Machline conseguiu autorização para utilizar a marca no país. A empresa se tornou conhecida entre os brasileiros na década de 1980 por conta de seus televisores.