Invasão Secreta | Onde a série se encaixa no MCU?
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |

Invasão Secreta é a primeira série da Fase 5 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), mas chega muito mais com o objetivo de amarrar algumas pontas soltas deixadas em filmes e seriados passados do que realmente se conectar com a grande Saga do Multiverso que começou a se desenrolar nos cinemas. Por isso mesmo, há uma certa dúvida sobre em que ponto da cronologia a produção se passa.
- Invasão Secreta │ Por que nova série da Marvel pode ser uma das melhores do MCU
- Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU
A confusão está no modo como essa nova trama envolvendo Nick Fury (Samuel L. Jackson) vem sendo desenvolvida. A relação do espião caolho com os skrull havia sido introduzida em Capitã Marvel, mas foi apenas em Homem-Aranha: Longe de Casa que esse maior envolvimento com os transmorfos começou a aparecer de verdade.
O problema é que isso tudo sempre apareceu em cenas pós-crédito e de forma pontual, o que ajudou a deixar o pessoal perdido. Assim, quando Invasão Secreta prometeu finalmente dar o destaque à ameaça dos skrulls à Terra, muita gente ficou sem entender como essa história se conecta ao restante do MCU — e agora a gente explica.
Onde Invasão Secreta se encaixa na cronologia da Marvel?
Invasão Secreta se passa no presente da linha temporal criada pelo MCU após os eventos de Vingadores: Ultimato. Isso significa que toda a trama da nova série vai acontecer após o blip, o que faz com que o ataque dos skrulls à Terra aconteça em 2025.
Só que, para ser ainda mais preciso, Nick Fury vai entrar em cena após algumas das histórias mais recentes da Marvel, incluindo Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Guardiões da Galáxia 3 — embora essas produções pareçam ter pouco impacto naquilo que o seriado vai mostrar.
As grandes conexões que Invasão Secreta tem estão mais ligadas a Homem-Aranha: Longe de Casa e WandaVision, além do próprio Capitã Marvel.
No caso do filme que nos apresentou Carol Danvers (Brie Larson), ele pode ser considerado o começo de tudo. É ali que vemos um Fury três décadas mais novo tendo seu primeiro contato com os skrulls — assim como o próprio público. E, mais importante do que isso, é o filme que apresenta aquele que vai ser o grande ponto de tensão da série.
Em Invasão Secreta, o plano dos alienígenas está relacionado a tomar a Terra para si após eles perderem seu planeta para os krees, uma outra raça cósmica do MCU. Assim, Capitã Marvel mostra que Fury se comprometeu em ajudar o povo transmorfo a encontrar um novo lar.
Conectando as cenas pós-crédito
Só que isso não aconteceu. Na cena pós-crédito de Homem-Aranha: Longe de Casa, descobrimos que o espião instrumentalizou os skrulls e transformou os refugiados em mão-de-obra para suas atividades de inteligência. A maior prova disso é que ele já estava em uma base espacial fora da Terra, rodeado de alienígena, enquanto Tales (Ben Mendelsohn) e outra alien assumiam o lugar do próprio Fury e de Maria Hill (Cobie Smulders) perante os heróis.
Essa revelação deveria ser impactante, mas a Marvel nunca deu a devida atenção para ela — até agora. A expectativa é que a série revele desde quando Nick Fury está fora do planeta e qual sua real intenção com essa base espacial.
Até porque, na cena pós-crédito de WandaVision, é mostrado que ele segue atuando nas sombras inclusive de grandes agências do governo, como FBI e CIA. Tanto que surge uma agente chamando Monica Rambeau (Teyonah Parris) apenas para se revelar uma skrull, dizendo que um “velho amigo” de sua a mãe quer se encontrar com ela, apontando para o espaço.
Por mais que esse breve sequência seja muito mais uma conexão com As Marvels — como o trailer do filme já revelou —, é algo que faz conexão com Invasão Secreta, principalmente em termos da atuação dos alienígenas nas ações de Fury, o alcance de sua influência e o poderio armazenado no espaço.
S.A.B.E.R. X S.W.O.R.D.
Um detalhe que pouca gente se deu conta em meio a esse jogo de segredos de Nick Fury depois de Ultimato é que há duas grandes agências operando em paralelo no MCU e ligadas a esse universo de espionagem e conexão com super-heróis e eventos bizarros.
Em WandaVision, somos apresentados à S.W.O.R.D (acrônimo em inglês para Divisão de Observação e Respostas de Armas Sencientes). É aquela organização que vai investigar a anomalia causada por Wanda em Westview e que a gente descobre ter sido fundada por Maria Rambeau, mãe de Mônica, algumas décadas atrás. E, com a queda da S.H.I.E.L.D, eles ganharam mais espaço.
Só que o trailer de As Marvels revelou que as ações de Fury no espaço com os skrulls está ligada a outra agência: a S.A.B.E.R. E, até agora, ninguém sabe muito bem o que esperar disso, exceto que mostra o quanto a paranoia do espião alcançou uma escala cósmica e que vai ligar a série aos eventos de As Marvels.
Invasão Secreta terá seis episódios e conta com Emilia Clarke (Game of Thrones), Olivia Colman (Meu Pai) e Martin Freeman (O Hobbit) no elenco, além do próprio Nick Fury. O seriado estreia no Disney+ no dia 21 de junho.