Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica Ted Lasso | Fim impecável da série mostra como o futebol deveria ser

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Maio de 2023 às 19h00

Link copiado!

Apple TV+
Apple TV+
Tudo sobre Apple

Uma das séries mais adoradas dos últimos tempos, Ted Lasso acaba de chegar ao fim após somente três temporadas. O grande acerto do Apple TV+ conquistou diversos públicos, não só aqueles que são fãs de futebol.

Ted Lasso, produzida e protagonizada por Jason Sudeikis, conta a história de um treinador de futebol americano que recebe uma proposta diferente: treinar um time de futebol inglês, o que os norte-americanos chamam de "soccer", mesmo sem qualquer experiência com o esporte.

Continua após a publicidade

A escolha do treinador foi feita por Rebecca Welton (Hannah Waddingham), que ficou com o time do marido após o divórcio com a intenção de destruir o clube como vingança pelas inúmeras traições. Então, o que seria um plano cruel se tornou uma das experiências mais importantes vividas pelo time.

Atenção: esta crítica pode contar spoilers de Ted Lasso!

Ao longo da terceira e última temporada de Ted Lasso, muitos fãs, talvez em negação com o fim, chegaram a pontuar diversas críticas ao andamento da série. Muitos disseram que alguns detalhes não faziam sentido, outros que os episódios estavam fracos e com pouca emoção. Todas as críticas foram válidas, já que é extremamente difícil sustentar uma boa trama, ainda que com personagens e situações bem construídos, por muito tempo.

Então, como outras produções de sucesso fizeram recentemente (Succession, Barry, The Marvelous Mrs. Maisel), Ted Lasso chegou ao fim no momento certo, sem dar margem para erros grotescos que encerrariam essa jornada de forma intragável. Mesmo com alguns tropeços no caminho, a temporada final da série do Apple TV+ conseguiu encerrar o ciclo completo com maestria e, claro, muitas lições de vida.

Como o futebol deveria ser

Ted Lasso sempre trouxe personagens que fazem referência a jogadores de futebol conhecidos, sejam pelas suas atitudes ou simplesmente pela forma de se vestir. A série, no entanto, escolheu ir para um lado mais humano do esporte, trazendo todas as fragilidades dos personagens, transformando até mesmo o jorgador mais clichê em uma pessoa admirável ao final.

Continua após a publicidade

A fama e o dinheiro, de fato, corrompem, principalmente os jogadores mais deslumbrados com as oportunidades que conquistam dentro do esporte. Mas Ted Lasso mostrou como seria um mundo perfeito no futebol, com homens enfrentando a famigerada masculinidade frágil, questionando a homofobia, xenofobia e racismo dentro e fora de campo. Na vida real, essas mudanças vem acontecendo, a passos lentos, e a série mostra que não é impossível ter essa virada de chave, basta ter as pessoas certas ao lado.

A temporada final de Ted Lasso conseguiu incluir minorias no esporte, trazendo todos esses debates e fechando sem esquecer das mulheres. Graças à cumplicidade das personagens Rebecca e Keeley Jones (Juno Temple), uma das últimas cenas da série mostram a proposta de criar um time de futebol feminino do AFC Richmond, encerrando o sucesso do clube com chave de ouro.

O time nunca foi o melhor e sempre esteve no "quase". Mesmo sem grandes vitórias em campeonatos, o AFC Richmond é o grande campeão moral das ligas da Europa, talvez do mundo. A presença de Ted Lasso transformou a vida dos funcionários do clube, dos jogadores e também do espectador.

Continua após a publicidade

Believe

Ted Lasso é uma série que conseguiu ser motivacional sem ser completamente irreal ou muito melosa, sempre com os pés no chão e regada de empatia. Há quem discorde, afirmando que uma série sobre o que é ser uma boa pessoa é entediante, principalmente quando se espera um mergulho no mundo do futebol.

Mas assistir à evolução das pessoas de uma forma que traz identificação e sugere melhorias à sociedade como um todo é algo tão ruim assim? Isso, ao lado de personagens extremamente carismáticos e piadas que não ofendem minorias.

Continua após a publicidade

Gostando ou não de Ted Lasso e o que a série se tornou, o "believe", grande mantra de Lasso, marcou e continuará marcado no mundo do entretenimento. Um dos técnicos mais legais do esporte e do mundo das séries teve uma passagem breve pelo clube e pelas nossas vidas, cumprindo de forma admirável a sua missão de transformar a vida de quem teve o prazer de conhecê-lo.

Você já pode assistir a todos os episódios de Ted Lasso no Apple TV+.