Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que assistir antes de ver Andor no Disney+?

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Setembro de 2022 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Disney
Divulgação/Disney
Tudo sobre Walt Disney Company

Acompanhar a cronologia de Star Wars nem sempre é fácil. Até porque cada estreia se passa em um momento da história da saga e é muito fácil se perder nesse vai e vem temporal. E, com Andor, as coisas não são diferentes.

A nova série é o prequel de um filme que já era um prequel de Uma Nova Esperança e ambientado em um momento da trama que outras produções já abordaram. É tanta coisa acontecendo em paralelo que chega a ser até um pouco intimidador para quem está chegando agora.

Se este é o seu caso, não se preocupe. Apesar de realmente existir um caminhão de acontecimentos pairando em torno da história de Andor, você não vai precisar fazer um intensivão de Star Wars para curtir a nova série do Disney+ e tampouco procurar uma apostila para se contextualizar no que está acontecendo nessa galáxia muito, muito distante.

Continua após a publicidade

Quem é Andor?

O primeiro ponto para você entender o que diabos é Andor é saber quem é personagem central. Ao contrário de The Mandalorian, que introduziu um protagonista inédito e desenvolveu sua trama enquanto apresentava seu herói, o novo seriado quer aprofundar o que já foi mostrado nos cinemas com Rogue One: Uma História Star Wars.

Foi no longa de 2016 que conhecemos esse rebelde ranzinza pela primeira vez. O filme se passa cinco anos após os eventos da série e pouco tempo antes dos eventos de Star Wars: Uma Nova Esperança, o que significa que encontramos o Cassian Andor já calejado pela guerra civil e já bastante amargurado da causa e das coisas que ele próprio fez em nome desta luta por liberdade.

Continua após a publicidade

Assim, o primeiro passo para quem vai mergulhar na série é começar por Rogue One. Embora seja incomum e até um pouco estranho conhecer um personagem já pelo seu fim, é uma boa forma de plantar a curiosidade no público. Afinal, o que aconteceu para que esse soldado descrito como tão habilidoso e valoroso se tornasse tão azedo assim? É um dos pontos que o seriado se propõe a apresentar.

Além disso, a promessa da Lucasfilm é trazer outros nomes do filme para a série. Então pode esperar alguns easter eggs e participações especiais aqui e ali que vão fazer esse conhecimento prévio valer a pena. Sem contar que o longa é realmente muito bom.

Continua após a publicidade

Entendendo o momento

Outro ponto fundamental para entender antes de chegar aos primeiros episódios de Andor é o contexto político e social da galáxia no momento em que a série se passa. Como dito, a trama se passa cinco anos antes de Rogue One e Uma Nova Esperança, o que significa que estamos falando de um período em que o Império ainda está no seu auge e que os movimentos rebeldes ainda atuam de forma isolada, sem uma organização unificada.

E a melhor forma de compreender essa enorme confusão, a recomendação é a animação Star Wars: Rebels. Embora parte do público ainda torça o nariz para o conteúdo animado da franquia, muitas das histórias que estamos vendo ganharem vez nos live actions nasceram ou foram desenvolvidas nos desenhos.

Continua após a publicidade

Tanto que toda a história da Aliança Rebelde, dos demais grupos separatistas e da participação de políticos influentes no Senado para organizar e financiar esses movimentos são apenas citados muito superficialmente nos filmes, mas explorados em profundidade em Rebels — como o próprio nome já deixa claro.

A animação está disponível na íntegra no Disney+ e é uma excelente recomendação para quem quer saber mais sobre o que aconteceu na galáxia após a tomada do Império. Ela responde a várias perguntas deixadas em aberto entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança e traz personagens e acontecimentos que vão ser importantes não só para Andor, mas também para a terceira temporada de The Mandalorian.

Assim, para você não chegar completamente perdido quando o novo seriado começar a falar de Mon Mothma, Saw Gerrera e todo esse pessoal que está há anos lutando contra o Império, a dica é conferir a animação — ou pelo menos alguns episódios-chave para a história geral.

Onde tudo isso vai dar

Continua após a publicidade

E não há como falar de rebelião, guerra contra o Império ou mesmo de Star Wars sem citar Uma Nova Esperança. O filme é o começo de tudo e também a história para onde todas as demais convergem, o que apenas reforça o peso e a importância que ele tem para a saga como um todo. Um clássico é um clássico e isso fica bem claro por aqui.

E a importância do filme de 1977 para Andor nem é tanto em termos de eventos correlatos ou mesmo de referência, mas de peso. A nova série é inteira pautada no sacrifício que o protagonista tem que fazer em prol desse ideal de liberdade que desemboca em Rogue One e que culminar em Uma Nova Esperança.

Embora Cassian Andor nem sequer seja citado no longa original, todos os acontecimentos que vemos encabeçados por Luke, Leia e Han são reflexo daquilo que Andor apresenta.

Continua após a publicidade

É uma cadeia de eventos que pode nem parecer tão óbvia à primeira vista, mas que mostra como até mesmo os “anônimos” da História têm uma importância fundamental na hora de construir as condições que vão gerar a transformação lá na frente.

Andor chega ao Disney+ no próximo dia 21 de setembro.