SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Roda do Twitter | Rede social confirma exposição de mensagens restritas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Maio de 2023 às 19h02

Link copiado!

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

O Twitter confirmou nesta sexta-feira (05) que as publicações feitas pelos usuários na Roda estavam sendo expostas a pessoas que não faziam parte dela. A rede social classificou o caso como um incidente de segurança e indicou que ele aconteceu em abril deste ano, sem especificar exatamente o período em que a brecha esteve ativa.

O comunicado, com poucos detalhes, está sendo enviado por e-mail para os usuários cujas contas podem ter sido atingidas pelo problema. A fala aparece no condicional, já que depende do usuário ter ou não utilizado a Roda durante o ocorrido, e não traz detalhes sobre como a exposição de publicações aconteceu e o alcance que as publicações que deveriam ser restritas tiveram de maneira indevida.

Continua após a publicidade

Seja como for, o Twitter aponta que a questão está solucionada e os usuários não precisam tomar nenhum tipo de atitude. O comunicado também dá a entender que eventuais postagens publicadas na Roda que poderiam estar visíveis a gente de fora dela voltaram a ser exibidas, apenas, para a lista de amigos configurada por cada perfil. A rede social pediu desculpas aos usuários pelo ocorrido, afirmando ter a proteção da privacidade das pessoas como compromisso.

Como era o problema na Roda do Twitter?

A Roda do Twitter foi implementada em maio de 2022 como uma maneira de dar aos usuários maior controle sobre quem vê as publicações. Por meio do recurso, é possível criar uma lista de até 150 amigos para quem as publicações restritas seriam exibidas, de acordo com configurações feitas no momento da postagem — o conceito é semelhante ao dos "Amigos Próximos" do Instagram.

Continua após a publicidade

O caso que veio à tona no início de abril foi investigado pelo Canaltech e outros veículos de tecnologia, bem como pelos próprios usuários. A exposição nas publicações feitas na Roda do Twitter parecia variar de acordo com a popularidade do perfil e, também, conforme mudanças realizadas na lista de amigos pelos utilizadores.

Nos testes realizados pela reportagem, foi possível ver curtidas em postagens que não deveriam ser vistas por ninguém, após a Roda de um perfil ser zerada. Em outro caso, um usuário que não seguia a conta original, mas tinha vários contatos em comum, foi capaz de visualizar uma postagem que deveria estar restrita apenas a um grupo seleto de pessoas.

Em todas as situações, as publicações apareceram na linha do tempo “Para Você” do Twitter e podia ser curtida normalmente, mas desaparecia caso um usuário tentasse clicar na publicação ou interagir diretamente com ela. Contas fechadas também estariam vendo posts expostos destas maneiras, mas essa hipótese não foi confirmada pelo Twitter.

Continua após a publicidade

O Canaltech procurou a rede social em busca de mais informações. A empresa não tem mais representantes de relacionamento com a imprensa no Brasil, enquanto o contato global para esse tipo de questionamento segue respondendo aos jornalistas com um emoji de cocô, enviado automaticamente.