Publicidade

O que é e como funciona a Roda do Twitter?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Maio de 2022 às 18h13

Link copiado!

Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash
Tudo sobre Twitter

O Roda do Twitter, também conhecido como Twitter Circle, é uma ferramenta que possibilita a criação de tuítes restritos para um grupo seleto de seguidores, escolhidos manualmente pelo dono da conta. O recurso foi lançado em período experimental em 3 de maio de 2022, após passar meses em desenvolvimento, e permite dar o acesso especial para até 150 pessoas.

O conceito é semelhante ao “Amigos Próximos” do Instagram, em que o usuário escolhe exatamente quem pode acompanhar Stories sigilosos e manipular essa lista à vontade, sem que as pessoas incluídas (ou removidas) sejam notificadas. A diferença, porém, é que tuítes não são publicações temporárias e permitem interações diretas em comentários.

Como funciona a Roda do Twitter?

Continua após a publicidade

Quando disponível, a Roda do Twitter é apresentada assim que o usuário começa uma nova publicação. A plataforma fornece uma lista de seguidores, acompanhada por uma barra de pesquisas, para adicionar colegas um a um. Ao adicionar pessoas, esse contato não é notificado de nenhuma forma.

A Rota do Twitter pode conter até 150 perfis, mas o dono da conta pode manipular a lista da forma que quiser (removendo e adicionando seguidores à vontade). Não se sabe ao certo o motivo de um limite tão específico, porém, por ser uma ferramenta ainda experimental, é possível que o número mude em algum momento.

Feita a lista, ao criar uma publicação basta tocar no botão “Selecione a audiência” (normalmente posicionado acima da caixa de texto) para escolher o Twitter Circle. É nesta área, inclusive, que o usuário deve ir para modificar a lista de pessoas selecionadas.

Continua após a publicidade

Quem pode ver tuítes da Roda do Twitter?

Somente os perfis escolhidos pelo usuário podem ver, curtir e responder tuítes publicados na Roda do Twitter. Essas publicações têm propriedades semelhantes aos posts de contas fechadas: elas não podem ser retuitadas, citadas ou visualizadas por contas não incluídas na lista.

Continua após a publicidade

O Twitter encoraja que usuários comentem sobre seus pensamentos com menos timidez dentro da Roda, mas é importante ressaltar que esses tuítes não são protegidos de prints de nenhuma forma. Portanto, os usuários que podem ver sua publicação também podem fazer capturas de tela e compartilhar com outras pessoas sem você saber.

O que acontece se você remove alguém da Roda?

Ao adicionar ou remover alguém da sua Roda do Twitter, o perfil em questão não será avisado pelo Twitter de nenhuma forma. Contudo, se a pessoa pertencia ao grupo e já interagiu com alguma publicação secreta, ela verá que o tuíte não está mais disponível. Naturalmente, o alerta sinaliza que a conta dela não mais está incluída no círculo.

Quem pode usar a Roda do Twitter?

Continua após a publicidade

Até agora, o Twitter sinaliza que a Roda será uma funcionalidade gratuita e disponível para todos os usuários — ou seja, não é necessário ser um assinante Twitter Blue para aproveitá-la. Contudo, no atual período de testes, somente algumas contas receberam a ferramenta.

A escolha de contas parece ter sido de forma aleatória e, no caso do app para celular, pode ser necessário baixar uma atualização (Android | iOS). No PC, a ferramenta está disponível na versão web do Twitter e não requer atualizações.