Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple lança iOS 16.6 para corrigir falhas de segurança graves

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Julho de 2023 às 18h02

Link copiado!

Unsplash/James Yarema
Unsplash/James Yarema
Tudo sobre Apple

A Apple liberou nesta segunda-feira (24) o iOS 16.6, junto de atualizações de software para Macs, iPads, Watches e até Apple TV. Tudo para corrigir nada menos do que 16 falhas de segurança, sendo duas de alta criticidade, com a companhia afirmando que as brechas já vem sendo utilizadas em ataques contra os usuários dos dispositivos da Maçã.

A onda de atualizações leva o macOS à versão 13.5, enquanto o watchOS chega à edição 9.6; iPadOS e tvOS recebem a atualização 16.6, mesmo número que sua contraparte para smartphones. Os updates gratuitos já estão disponíveis para todos os usuários dos aparelhos da Apple, que recomenda a instalação imediata para garantir a devida proteção.

Os principais focos de atenção são as falhas no kernel do sistema operacional, com uma brecha possibilitando que aplicativos modificassem o estado do componente e já estava corrigida desde o iOS 15.7.1, mas recebe um reforço no gerenciamento agora. É o mesmo caso de uma vulnerabilidade no WebKit, sistema de exibição de páginas web na plataforma, que poderia levar à execução de códigos maliciosos e já tinha sido abordada em um update de Proteção Rápida que chegou a causar problemas a alguns utilizadores.

Continua após a publicidade

Ambas as brechas recebem novas remediações para não poderem mais ser exploradas nos aparelhos da Apple. Enquanto isso, as 14 outras falhas de segurança corrigidas nesta segunda se dividem entre brechas no WebKit, na Neural Engine, motor de processamento voltado à IA, e no kernel do sistema operacional, possibilitando diferentes golpes contra os usuários que, apesar de não detectados, já ficam impedidos de maneira generalizada.

Em todos os casos, se tratam de vulnerabilidades zero-day, daquelas que nem mesmo eram conhecidas pelos desenvolvedores da plataforma antes de serem localizadas por pesquisadores em segurança, que também são creditados nas notas das atualizações. Em todos os casos, não existem novos recursos ou funcionalidades adicionadas, com todas as mudanças acontecendo nos bastidores em prol da proteção dos usuários.

As novidades, por outro lado, devem chegar nas próximas semanas com o lançamento do iOS 17. Ainda sem data específica, mas com chegada prevista até o final de setembro, a nova versão do sistema operacional traz recursos como uma nova exibição para contatos, novos widgets e a possibilidade de usar o celular como um rádio-relógio, com informações sendo exibidas diretamente na tela bloqueada durante a noite.