Publicidade

Wegovy pode reduzir risco de ataque cardíaco e AVC

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Diana Polekhina/Unsplash
Diana Polekhina/Unsplash

O Wegovy pode reduzir o risco de ataque cardíaco e AVC (acidente vascular cerebral). Essa é a afirmação de um estudo publicado na revista New England Journal of Medicine no último sábado (11). Para chegar nisso, os pesquisadores analisaram a situação de 17.604 pacientes com sobrepeso e obesidade com doenças cardíacas que receberam injeções semanais de semaglutida (o ingrediente ativo do medicamento para perda de peso).

A análise permitiu ver que, em 33 meses, o medicamento reduziu o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte por causas cardiovasculares em 20%, em comparação com um placebo. O estudo também foi apresentado na reunião anual da American Heart Association.

No entanto, os autores do estudo observam que incluíram no estudo apenas aqueles com doença cardíaca preexistente. Os efeitos da semaglutida em pessoas com sobrepeso e obesidade sem histórico de problemas cardíacos permanecem desconhecidos, o que exige futuros estudos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A descoberta ajuda a complementar uma ideia estabelecida em um estudo anterior, de que o Wegovy reduz em 20% o risco de problemas cardíacos em adultos sem diabetes.

Na ocasião, a própria farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, responsável pelo desenvolvimento e produção do medicamento, anunciou que os voluntários foram acompanhados por um período de até 5 anos, e que os efeitos adversos incluíam infarto.

Wegovy: diabetes e obesidade

O Wegovy foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro deste ano, destinado ao tratamento de obesidade e sobrepeso quando prejudiciais à saúde. No entanto, foi criado originalmente como uma medicação voltada para diabetes tipo 2.

O medicamento aumenta a sensação de saciedade, facilitando dietas e esforços terapêuticos, e é aplicado via injeção em dose de 2,4 mg, na forma de caneta, como a insulina.

No entanto, o remédio divide opiniões. Em julho, a Europa passou a investigar o Wegovy por relação com pensamentos suicidas. Os médicos também alertam para os efeitos colaterais do Wegovy, que incluem náusea, vômitos, diarreia e constipação — sintomas, em sua maioria, gastrointestinais leves e moderados, que desaparecem após cessar o uso do remédio.

Fonte: New England Journal of Medicine 

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*