Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Wegovy: remédio para obesidade reduz em 20% risco de problemas cardíacos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Agosto de 2023 às 18h54

Link copiado!

Towfiqu98/Envato
Towfiqu98/Envato

Prescrito para auxiliar na perda de peso de pessoas com obesidade ou sobrepeso, o remédio Wegovy tem outro potencial benefício: a redução de 20% no risco de complicações cardiovasculares em adultos sem diabetes. É o que anunciou a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, responsável pelo desenvolvimento e produção do medicamento, nesta terça-feira (8).

Entre as complicações cardíacas avaliadas no estudo Select sobre o Wegovy, iniciado em 2018, estão: ataque cardíaco (infarto), Acidente Vascular cerebral (derrame) e morte associada a algum quadro cardiovascular.

Vale pontuar que este foi o primeiro estudo a demonstrar que a nova classe de medicamentos para obesidade, com o princípio-ativo semaglutida, pode trazer benefícios para a saúde do coração de pessoas sem diabetes.

Continua após a publicidade

Wegovy ou Ozempic?

Antes de seguir, é importante lembrar que, além do Wegovy, a Novo Nordisk tem uma medicação “prima”, o Ozempic — este também carrega a semaglutida em sua composição. Ela atua de forma semelhante a um hormônio natural do organismo, o GLP-1, que regula o apetite, entre outras funções. Independente do fármaco, os efeitos só são obtidos com dietas de baixa caloria e intensificação da prática de atividade física.

Dessa forma, a diferença central entre as fórmulas está na bula, já que o Wegovy é prescrito para a perda de peso, enquanto o Ozempic é destinado especificamente para o tratamento do diabetes tipo 2.

Continua após a publicidade

As medicações já foram aprovadas para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, o Wegovy, que também melhora a saúde do coração dos pacientes sem diabetes, ainda não chegou ao mercado brasileiro. Isso só deve acontecer no ano que vem.

Entenda o novo estudo com o remédio Wegovy

No recente estudo, ainda não publicado em nenhuma revista científica, a farmacêutica afirma ter recrutado 17,6 mil pessoas adultas, sem diabetes, em mais de 40 países. Todos os voluntários tinham alguma doença cardiovascular prévia, e tinham Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 27, o que já configura sobrepeso. A idade média era 45 anos.

O total de recrutados foi dividido em dois grupos, sendo que apenas um recebeu o medicamento Wegovy durante o período de testes. Os outros participantes tomaram um placebo, ou seja, um composto sem nenhuma ação relevante.

Continua após a publicidade

Os voluntários foram acompanhados por um período de até 5 anos. Após analisar os dados obtidos, os pesquisadores descobriram que a medicação auxiliou na perda de peso — a média do emagrecimento não foi divulgada até o momento. Além disso, o Wegovy reduziu o risco de eventos cardiovasculares adversos em 20%.

Efeitos adversos do remédio para obesidade

Não foram detalhados os efeitos colaterais da medicação observados durante este experimento. Isso porque, segundo o comunicado da farmacêutica, “no ensaio, a semaglutida 2,4 mg [Wegovy] pareceu ter um perfil seguro e bem tolerado em linha com os ensaios anteriores de semaglutida”. Dessa forma, muito possivelmente, os voluntários relataram dores de cabeça, enjoos, vômitos e prisão de ventre.

Continua após a publicidade

Fonte: Novo Nordisk