Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacinação contra COVID-19 é suspensa temporariamente em Manaus

Por| 21 de Janeiro de 2021 às 17h20

Link copiado!

Centers for Disease Control and Prevention/Rawpixel
Centers for Disease Control and Prevention/Rawpixel

Nesta quinta-feira (21), a vacinação contra a COVID-19 foi suspensa em Manaus, exceto para profissionais da saúde que atuem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A medida foi anunciada em meio a uma investigação do Ministério Público do Amazonas sobre a suspeita de irregularidades na hora de selecionar as pessoas que recebiam o imunizante contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). A previsão é que a CoronaVac volte a ser administrada já na sexta-feira (22).

Na capital do Amazonas, denúncias sobre o desrespeito à fila da vacinação contra a COVID-19 foram feitas, depois que parentes de empresários locais postaram fotos nas redes sociais enquanto eram imunizados com a CoronaVac. De acordo com a prefeitura local, não houve irregularidades. No entanto, após as denúncias, o prefeito chegou a afirmar que proibiria imagens de pessoas recebendo o imunizante.

Continua após a publicidade

Segundo o governo estadual, a vacinação contra a COVID-19 foi interrompida apenas hoje, para que a campanha de vacinação seja “reformulada”. Já que o objetivo é de apenas ajustar as ações locais ao número de doses da vacina que o Ministério da Saúde repassou ao estado, além de redefinir critérios para quem será imunizado.

Essa suspensão foi definida pelas secretarias de Saúde de Manaus e do Amazonas, após uma reunião na noite de quarta-feira (20). Na reunião, estavam presentes agentes: do Ministério Público Estadual; do Ministério Público Federal; da Defensoria Pública Estadual; da Defensoria Pública da União; e do Ministério Público do Trabalho.

A conclusão do grupo é que devem ser priorizados, na hora de receber a CoronaVac, os profissionais mais expostos ao coronavírus e que trabalhem em unidades de referência de média e alta complexidade, considerando especificidades como comorbidades e faixa etária.

Saúde em Manaus

Continua após a publicidade

Antes da paralisação da vacinação, Manaus já teria imunizado 1.140 profissionais de saúde que atuam na linha de frente, dedicados ao atendimento de casos suspeitos e confirmados da COVID-19. Embora a vacinação estivesse avançada, a cidade enfrenta um momento crítico no combate ao coronavírus. 

Desde a semana passada, a capital vive o colapso do seu sistema de saúde, incluindo a falta de oxigênio para pacientes em tratamento. Como resultado, pessoas internadas chegaram a falecer, segundo relatos de médicos locais. Além disso, uma nova variante do coronavírus, com maior capacidade e transmissão, foi identificada na região. Esta cepa carrega similaridades com as descobertas no Reino Unido e na África do Sul.
 

Fonte: Agência Brasil e G1