Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sol pode deixar pele mais grossa devido a degradação celular

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Julho de 2023 às 14h19

Link copiado!

Maciej Serafinowicz/Unsplash
Maciej Serafinowicz/Unsplash

No último dia 10, um estudo conduzido por pesquisadores da Binghamton University e publicado no periódico Journal of the Mechanical Behavior of Biomedical Materials buscou explicar por que a pele fica mais rígida após tomar sol com muita frequência. Basicamente, a radiação ultravioleta pode alterar a microestrutura da pele humana. O colágeno (proteína fibrosa que une tecidos, tendões, cartilagens e ossos em todo o corpo) também sofre impactos.

Os pesquisadores descobriram que, à medida que a pele absorve mais radiação ultravioleta, as fibras de colágeno se tornam mais compactadas, levando a um aumento da rigidez e a um tecido mais espesso, difícil de quebrar. O estudo ainda vê relações com uma teoria anterior, que propõe que o acúmulo de ligações moleculares indesejáveis ​​ao longo do tempo pode causar disfunção celular.

“Nosso corpo tem essa resposta natural em qualquer tecido quando há algum tipo de lesão, o que provavelmente acontece no estrato córneo. Primeiro, onde quer que haja algum tipo de enfraquecimento, deve haver compensação por alguma outra parte do tecido ou então haverá uma falha", apontam os pesquisadores.

Continua após a publicidade

Às vezes, ela acrescentou, a reação do corpo irá mantê-lo vivo, mas não é necessariamente um bom resultado, possivelmente levando a outros problemas médicos mais tarde. Descobrir a mecânica de como tudo isso acontece pode permitir entender como conduzir essas reações para uma direção mais saudável.

Os pesquisadores ainda aproveitam para relembrar que a pele é o maior órgão do corpo e a primeira linha de proteção contra micróbios e outros ataques externos, portanto, encontrar maneiras de fortalecê-la pode trazer diversos benefícios.

Por que a pele descasca ou fica vermelha após tomar sol?

Mas você já se perguntou por que a pele descasca ou fica vermelha após tomar sol de maneira desprotegida e excessiva? Acontece o seguinte: as células da epiderme detectam os primeiros danos no DNA e ressecam. O processo é marcado por um tipo de reação inflamatória e, com isso, são emitidos sinais que atraem as células de defesa para a região.

Continua após a publicidade

O fluxo de sangue se intensifica para trazer as células do sistema imunológico até o local, o que transmite a sensação de calor e causa vermelhidão no local. Os efeitos tendem a iniciar quando a pessoa ainda está tomando sol e podem durar por até 48 horas após a exposição.

Após o período, as células imunológicas promovem a destruição das células da epiderme restantes, levando à característica coceira no local de maior exposição desprotegida.

Exposição ao sol pode clarear o cabelo

Continua após a publicidade

Vale salientar, ainda, que a exposição ao sol pode clarear o cabelo, que é composto apenas de lipídios, água, proteínas estruturais e pigmentos. A luz solar e os raios UV, ao bater nas células mortas que compõem essa estrutura, quebram a melanina que dá sua cor, clareando a região.

Como o cabelo não consegue mais se regenerar, segue ficando mais claro. O processo deixa o cabelo mais fraco e desprotegido de novas exposições.

Tomar sol aumenta o apetite sexual

Uma curiosidade é que tomar sol pode aumentar o apetite sexual. A informação vem de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv (Israel). No estudo, tanto homens quanto mulheres foram expostos a raios UVB em condições controladas. O grupo descobriu que a luz solar afeta a regulação do sistema endócrino responsável pela liberação dos hormônios sexuais.

Continua após a publicidade

O estudo em questão menciona que a pele contém vários mecanismos para proteger contra danos ao DNA ao tomar sol: o sistema de reparo do DNA e a pigmentação, ou seja, o bronzeado, com base no grau de exposição. Ao ativar os dois sistemas, a proteína p53 regula o nível de dano ao DNA. E o estudo descobriu que "o mesmo sistema também ativa o sistema endócrino da sexualidade e potencialmente da reprodução".

Fonte: Journal of the Mechanical Behavior of Biomedical Materials, Skin Cancer FoundationBinghamton University