Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que a exposição ao sol pode clarear o cabelo?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Janeiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

PxHere/Domínio Público
PxHere/Domínio Público

Estamos na temporada mais quente do ano, época de pegar aquele bronzeado e aproveitar o sol — ao contrário da pele, no entanto, nosso cabelo acaba ficando mais claro ao ser exposto ao astro principal do sistema solar. Por que isso acontece, se a radiação ultravioleta (UV) é a mesma recebida por ambas as partes do corpo? A chave está na melanina e no estado em que se encontram pele e os folículos capilares.

O cabelo é, como popularmente conhecido, uma parte “morta” do corpo, sendo composto apenas de lipídios, água, proteínas estruturais e pigmentos. A luz solar e os raios UV, ao bater nas células mortas que compõem essa estrutura, quebra a melanina que dá sua cor, clareando ou alvejando a região, que não consegue mais se regenerar e segue ficando mais clara. Todo o processo é completamente natural, mas, é claro, deixa o cabelo mais fraco e desprotegido de novas exposições, inclusive de outras intempéries.

Na pele, a coisa é um pouco diferente, já que ela oferece uma primeira barreira natural à radiação UV e realiza melanogênese, ou seja, nota uma maior absorção dessa radiação e procura estimular as células a fazerem mais melanina, escurecendo o tom da epiderme.

Continua após a publicidade

Como acelerar o clareamento do cabelo?

Além de utilizar o sol para clarear o cabelo, há algumas maneiras também naturais de acelerar o processo de clareamento, utilizando suco de limão, chá de camomila, mel ou henna, por exemplo. Essas técnicas, que variam na aplicação e preparo, geralmente envolvem diluir a substância em água e aplicá-la no cabelo, expondo-o ao sol em seguida. Há alguns cuidados e riscos, no entanto.

Ao utilizar qualquer substância, ou mesmo a luz solar rica em raios UV, convém proteger a pele da exposição, já que pode acabar manchada, queimada ou até mesmo doente. As células vivas estão suscetíveis ao dano solar e o gerado pelo limão, por exemplo, e podem sofrer erros na divisão e causar até câncer em altas exposições. Por isso, convém sempre utilizar protetor solar antes de se expor aos raios de sol.

Continua após a publicidade

Outra dica é utilizar uma toalha nas costas ou ombros enquanto aplicar qualquer mistura capilar. As substâncias que descrevemos também devem ser aplicadas uma ou no máximo duas vezes por semana, evitando que o cabelo fique ressecado e quebradiço. Aplicações amadoras também podem acabar deixando o cabelo elástico ou queimar o couro cabeludo, então tome sempre muito cuidado com o método escolhido. Nossa recomendação é procurar um profissional para mudar a cor do seu cabelo.

Fonte: Popular Science, WikiHow