Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como surgem as pintas na pele? Saiba se elas são perigosas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Janeiro de 2022 às 08h30

Link copiado!

 StiahailoAnastasiia
StiahailoAnastasiia

Você já parou para pensar em como surgem as pintas de pele? O segredo está nos melanócitos, células encontradas principalmente na epiderme, responsáveis pela produção do pigmento melanina, que dá cor à pele e protege dos perigos da radiação UV. Na prática, é a aglomeração dos melanócitos que faz a pinta surgir.

A medicina considera as pintas como benignas (ou seja: não fazem mal à saúde), mas é importante ficar atento, porque pintas e manchas na pele também podem indicar a presença de determinadas doenças, como o melanoma, por exemplo. Inclusive, já destacamos aqui que a tecnologia pode ser uma aliada contra o câncer de pele.

Quanto a isso, os especialistas recomendam que o melhor jeito de prevenir o melanoma é observar fatores de risco, como a pele muito clara, a presença de um número muito grande de pintas ou histórico familiar. Quando se tem uma pinta assimétrica, com bordas irregulares ou múltiplas cores, pode não ser apenas uma pinta, e sim um câncer.

Continua após a publicidade

Manchas na pele

Manchas escuras na pele não são motivo de preocupação e não precisam de tratamento, embora algumas pessoas escolham remover por razões estéticas. São mais comuns em lugares como mãos, rostos, costas e ombros, e podem ter diversas causas, como:

  • Exposição ao Sol
  • Mudanças hormonais
  • Efeitos colaterais de medicamentos
  • Inflamações
  • Cicatrização de feridas
  • Irritação na pele por conta de substâncias
  • Diabetes
Continua após a publicidade

Por sua vez, há diversas formas de tratamento para as manchas, que vão desde laser até crioterapia (um procedimento que envolve a aplicação de nitrogênio líquido nas manchas para congelá-las), além de cremes e remédios caseiros.

Manchas da idade

Com o passar do tempo, é comum que apareçam manchas da idade na pele. São muito comuns em adultos com mais de 50 anos, e normalmente não precisam de tratamento, mas são um sinal de que a pele recebeu muita exposição ao Sol, porque a luz ultravioleta (UV) acelera a produção de melanina.

Basicamente, são uma tentativa da pele de se proteger de futuros danos. Especialistas apontam que é possível prevenir a aparição dessas manchas usando protetor solar regularmente e evitando tomar muito Sol entre 10h e 14h.

Continua após a publicidade

Fonte: Com informações de Mayo Clinic, Medical News Today, Postepy Dermatol Alergol