Publicidade

Por que a pele descasca ou fica vermelha após tomar sol?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Janeiro de 2023 às 17h22

Link copiado!

Yurakrasil/Envato
Yurakrasil/Envato

Após um dia de verão na praia ou na piscina, algumas pessoas podem ficar com a pele vermelha devido à exposição desprotegida ao sol — basicamente, faltou passar o filtro solar. Como consequência da queimadura solar, provavelmente de primeiro grau, as regiões mais expostas vão descascar em alguns dias. O fenômeno é mais comum em pessoas de pele branca, bastante clara.

Tanto a pele avermelhada quanto o descascar são parte do processo de regeneração do órgão, já que diferentes tipos de células da epiderme, como queratinócitos, foram destruídos pela exposição à luz ultravioleta, especialmente a do tipo B (UVB).

Por que a pele fica vermelha após exposição ao sol?

Continua após a publicidade

Com a exposição prolongada à luz solar, de forma desprotegida, as células da epiderme detectam os primeiros danos no DNA, enquanto vão ressecando. O processo é marcado por um tipo de reação inflamatória e, com isso, são emitidos sinais que atraem as células de defesa para a região.

Para trazer as células do sistema imunológico até o local, o fluxo de sangue se intensifica, dando a sensação de calor e causando vermelhidão no local. Estes efeitos tendem a iniciar quando a pessoa ainda está tomando sol e podem durar por até 48 horas após a exposição.

Passado este período, as células imunológicas promovem a destruição das células da epiderme restantes, o que gera, inicialmente, uma coceira no local de maior exposição desprotegida. Em seguida, bolhas surgem, a partir do tecido morto, e a região começa a descascar — ou descamar.

Continua após a publicidade

O processo de renovação celular e de cicatrização são concluídos quando as novas células passam a ocupar o lugar das antigas. Aqui, vale orientar que as "pelinhas" não devem ser removidas para acelerar o processo, porque a nova pele ainda está em formação. Esfoliações no local afetado também não são recomendadas.

Como impedir que a pele “descasque”

Se a ideia é tomar sol, a pessoa deve sempre optar por horários de menor incidência, como no começo da manhã ou no final da tarde. Independente do período, o uso do protetor, com fator de proteção solar (FPS) igual ou maior que 30, é sempre recomendando, lembrando que queimaduras solares aumentam o risco de câncer de pele.

Continua após a publicidade

No caso da pessoa ter esquecido de usar o protetor solar ou quando não reaplica o produto após entrar na água, por exemplo, a única alternativa é reduzir os danos da vermelhidão e da exposição, já que a pele provavelmente deve descascar.

Aqui, é indicado o uso de creme hidrante e loções pós-sol, banhos frios, permanecer longe de novos raios solares e manter a hidratação do corpo na totalidade — o que envolve beber bastante água. Em caso de maiores complicações ou dúvidas, um médico dermatologista deve ser consultado.

Fonte: Medical News Today, Cancer Council Australia e Skin Cancer Foundation