Publicidade

Tomar sol ajuda a dar aquele "up" no apetite sexual, aponta estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Agosto de 2021 às 15h03

Link copiado!

Vince Fleming/Unsplash
Vince Fleming/Unsplash

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv (Israel) descobriram que a exposição à luz solar pode aumentar a paixão entre as pessoas. No estudo, tanto homens quanto mulheres foram expostos a raios UVB em condições controladas. O grupo descobriu que a luz solar afeta a regulação do sistema endócrino responsável pela liberação dos hormônios sexuais.

“Já se sabe há muitos anos que a radiação ultravioleta da luz solar aumenta os níveis de testosterona nos homens, e também que a luz solar desempenha um papel importante na regulação comportamental e hormonal da sexualidade. No entanto, o mecanismo responsável por esta regulação permaneceu desconhecido. Nosso estudo permitiu um melhor entendimento desse mecanismo”, afirmaram os pesquisadores.

O estudo começou expondo animais aos raios UVB. O efeito envolveu um aumento significativo nos níveis de hormônios das fêmeas, prolongando o período do cio, e uma atração maior entre os machos e as fêmeas. A última etapa do estudo incluiu 32 seres humanos, que preencheram questionários comportamentais.

Continua após a publicidade

Os indivíduos foram solicitados a evitar a luz do sol por dois dias e então se bronzear por aproximadamente 25 minutos. Os exames de sangue revelaram que a exposição à luz solar resultou em uma maior liberação de hormônios como a testosterona em comparação com um dia antes da exposição.

“A pele contém vários mecanismos para lidar com a radiação da luz solar, e um deles é a proteína p53. A exposição aos raios ultravioleta é perigosa e pode danificar o DNA, como no caso do câncer de pele. Ao mesmo tempo, dois programas embutidos na pele, ativados após a exposição à luz solar, estão em vigor para proteger contra danos ao DNA: o sistema de reparo do DNA e a pigmentação, ou seja, o bronzeado, com base no grau de exposição", explicam os pesquisadores.

"Ao ativar os dois sistemas, a proteína p53 regula o nível de dano ao DNA. Em nosso estudo, descobrimos que o mesmo sistema também ativa o sistema endócrino da sexualidade e potencialmente da reprodução", concluem os pesquisadores. O estudo completo pode ser encontrado aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: Science Blog