Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Síndrome de Borderline pode ser hereditária, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Janeiro de 2022 às 16h20

Link copiado!

 OksaLy/Envato
OksaLy/Envato

Em um estudo publicado no último mês de dezembro na revista científica The World Journal of Biological Psychiatry, pesquisadores da Universidade de Toronto (Canadá) sugeriram que o transtorno de personalidade Borderline pode ser hereditário, uma vez que identificaram padrões de atividade cerebral semelhantes entre parentes próximos.

Anteriormente, os pesquisadores chegaram a observar que pessoas com a condição e seus parentes próximos costumam apresentar taxas mais altas de depressão, transtorno de estresse pós-traumático e ansiedade. Dessa vez, com a intenção de investigar essa hereditariedade, esses mesmos cientistas analisaram 103 pessoas com Borderline, 73 familiares imediatos de pessoas com o transtorno e 99 indivíduos sem histórico familiar de doença psiquiátrica.

Continua após a publicidade

O estudo procurou determinar se parentes de pessoas com Borderline também têm dificuldade de controlar o impulso, e para isso, os cientistas mediram a atividade no córtex pré-frontal diante de determinadas tarefas. As conclusões são curiosas: o grupo de pacientes diagnosticados com Borderline tiveram uma atividade menor do que os indivíduos sem histórico familiar de doença psiquiátrica. Entretanto, os parentes de pessoas com Borderline formaram o grupo com maior índice de atividade no córtex pré-frontal.

Para os autores do estudo, isso pode significar que parentes de pessoas com Borderline concentram mais energia para manter seus impulsos sob controle. Em meio às tarefas, aqueles com a condição e seus familiares demonstraram dificuldade em solucionar problemas. Os pesquisadores afirmam que entender esses fatores pode ajudar no tratamento de pessoas com o transtorno.

Fonte: The World Journal of Biological PsychiatryUniversity of Toronto Scarborough News, Cambridge Core via IFL Science