Quais são os tipos de depressão?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
No Canaltech, já abordamos a importância de se cuidar da saúde mental e inclusive chegamos a destacar como a tecnologia tem ajudado quem tem depressão. Mas você sabia que há vários tipos dessa doença?
- Estudo comprova benefícios da companhia de animais contra depressão e ansiedade
- Estimulação elétrica no cérebro pode ajudar a tratar depressão, segundo estudo
- Acordar mais cedo reduz risco de depressão em 23%, segundo estudo
A American Psychiatric Association descreve a depressão como um transtorno que pode ter consequências sérias. A depressão clássica, ou transtorno depressivo maior, causa sintomas graves que afetam a maneira como a pessoa se sente, pensa e lida com as atividades diárias. Mas é importante entender que existem diferentes tipos da doença, os quais vamos listar a seguir:
Depressão clássica ou maior
Esse tipo de depressão apresenta os sinais mais comuns, como tristeza, desânimo e pensamentos negativos, pouco interesse em atividades habituais, dificuldades para dormir, alterações no apetite ou no peso, perda de energia e sensação de inutilidade. Pensamentos de morte ou suicídio também podem ocorrer.
Transtorno depressivo persistente
O transtorno depressivo persistente não é tão intenso quanto a depressão clássica, mas é persistente e dura ao menos dois anos. As pessoas acometidas por essa doença continuam realizando suas tarefas normalmente, mas se sentem fracas ou sem vontade em boa parte do tempo. Também podem apresentar baixa autoestima, falta de esperança e alterações no peso ou apetite.
Transtorno disruptivo de desregulação do humor
O transtorno disruptivo de desregulação do humor está associado à infância e adolescência, e se caracteriza por explosões de temperamento severas e recorrentes (três ou mais vezes por semana, por exemplo). Esse transtorno pode acontecer durante um ano ou mais.
Transtorno afetivo sazonal
Você acredita que tem um tipo de depressão relacionado ao inverno? Acontece que o transtorno afetivo sazonal vem quando os dias ficam mais curtos no outono e no inverno, e a exposição à luz do sol é reduzida. Isso porque as mudanças de humor resultam de alterações nos ritmos diários naturais do corpo, da sensibilidade dos olhos à luz ou do funcionamento do neurotransmissor serotonina.
Depressão pós-parto
Um tipo famoso da doença é a depressão pós-parto, que acontece durante a gestação ou em até 12 meses após o nascimento do bebê. Esse tipo da doença pode contar com episódios depressivos maiores e menores. Os efeitos podem ser graves e afetam tanto a mulher, quanto o bebê e até mesmo a família.
Desordem disfórica pré-menstrual
Existe também a desordem disfórica pré-menstrual, que é como uma forma grave de TPM. Os sintomas sofridos no período pré-menstrual são, portanto, mais intensos entre quem tem a doença, como irritabilidade, vontade de chorar, sonolência e alterações no apetite.
Transtorno bipolar
Apesar de ser diferente da depressão, o transtorno bipolar causa episódios de humor deprimido. A diferença é que o indivíduo bipolar também tem momentos no extremo oposto, vivendo explosões de humor extremo, eufórico ou irritável.
Depressão psicótica
O último tipo de depressão diz respeito às pessoas que sofrem com formas extremas da doença, podendo apresentar episódios psicóticos, como ter falsas crenças, ilusões, alucinações e até mesmo delírios de culpa.
Fonte: Harvard Health Publishing, American Psychiatric Association, National Institute of Mental Health via Medley