Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é psicopatia? Saiba como reconhecer os sinais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Agosto de 2021 às 11h10

Link copiado!

Quasi Misha/Unsplash
Quasi Misha/Unsplash

Psicopatas estão nos filmes, nas séries e nos documentários. Mas você sabe no que consiste a psicopatia em si? Trata-se de um comportamento caracterizado pelo padrão de violação dos direitos dos outros, com aspectos como agressão e furto. Em casos extremos, até mesmo assassinatos.

O diagnóstico da psicopatia envolve algumas características de comportamento, como fracasso em conformar-se às normas sociais com relação a comportamentos legais, propensão para enganar, indicada por mentir repetidamente, usar nomes falsos ou ludibriar os outros para obter vantagens pessoais ou prazer, impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro, irritabilidade, agressividade, desrespeito pela segurança própria ou alheia e ausência de remorso.

Como é um psicopata?

Continua após a publicidade

Os especialistas alertam que os psicopatas são extraordinariamente manipuladores, rápidos em desvendar as outras pessoas, para explorar qualquer fraqueza. Além disso, apontam que um psicopata pode não agir imediatamente com base nessas informações, usando o que conseguiu coletar contra a vítima no futuro. Por isso os vizinhos, amigos e colegas de trabalho de um psicopata muitas vezes não fazem ideia de que a pessoa em questão tenha essa condição.

Outra característica que envolve a psicopatia é a falta de senso de moralidade, levando a um comportamento inescrupuloso. Basicamente, os psicopatas são emocionalmente indiferentes aos crimes que cometem. Vale perceber, também, que muitas pesquisas sobre a capacidade emocional dos psicopatas apontaram que as pessoas com esse transtorno são incapazes de ter medo. Pesquisas mais recentes, no entanto, descobriram que os psicopatas podem sentir medo, embora tenham problemas para detectar e responder automaticamente a essa emoção.

Os especialistas ressaltam que pessoas com esse transtorno raramente ficam muito tempo em um único emprego. Outro aspecto é que essas pessoas não têm empatia, ou seja, não conseguem se colocar no lugar do outro. No que diz respeito ao físico, os psicopatas geralmente contam com um olhar vazio, e uma voz monótona, difícil de demonstrar raiva. 

Continua após a publicidade

Quando crianças, os psicopatas costumam ser violentos com os irmãos, ou matar animais de estimação, por exemplo. Ao contrário dos sociopatas, cujo comportamento é aprendido, os psicopatas nascem assim.

Psicopatia tem tratamento?

O tratamento da psicopatia é feito por um psiquiatra. Normalmente, os especialistas acabam indicando sessões de psicoterapia e uso de medicamentos que possam melhorar o quadro clínico. A principal questão em torno do tratamento dos psicopatas é que eles não se identificam com as características, e acham que seu comportamento é normal, dificilmente admitindo que possuem traços de psicopatia, o que faz com que não busquem ajuda psiquiátrica.

Fonte: PsychCentral, Senado